Mudanças climáticas são oportunidade de investimento, diz professor da UFRJ Meio ambiente

Mudanças climáticas são oportunidade de investimento, diz professor da UFRJ


Líderes mundiais renovaram as promessas em relação às metas climáticas na Cúpula do Clima, aberta na quinta-feira (22) pelo presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Ele foi o responsável pelo anúncio de uma das metas mais ambiciosas do encontro virtual: cortar até 50% das emissões de gases que causam o efeito estufa até 2030 e deu caráter de urgência ao combate ao aquecimento global. Biden afirmou que o momento é “imperativo” em termos morais e econômicos.

No âmbito econômico, Biden lançou um pacote trilionário de infraestrutura, que se passar por aprovação do Legislativo irá modernizar a cadeia produtiva dos EUA ao criar novos postos de trabalho em campos de energia limpa. Sobre o Brasil, Biden disse que o país está na “vanguarda” do enfrentamento ao aquecimento global. Jair Bolsonaro (sem partido), em sua participação, destacou a meta de zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030, a antecipação da meta de neutralidade climática em 10 anos, para 2050, e pediu compensação financeira pelos serviços ambientais no país.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a Cúpula do Clima.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a Cúpula do Clima.

Para Celso Lemme, especialista em finanças e sustentabilidade e professor do Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as discussões em torno das questões climáticas são importantes, também, para a retomada da economia mundial.

“Os sinais que nós estamos tendo das questões climáticas e as questões de carbono são indutores de necessidade de mudanças, que puxam investimentos em vários setores. Se nós olharmos a questão climática como um grande indutor, é perfeitamente conciliável e desejável essa articulação, entre um caminho de uma economia de baixo carbono e a retomada econômica”.

Relacionados