Ataques a Lula e Flávio Bolsonaro dominam bloco de “perguntas aos ausentes”

Ataques a Lula e Flávio Bolsonaro dominam bloco de “perguntas aos ausentes”

Tamanho do texto:

Com formato inédito, candidatos direcionaram questionamentos duros aos líderes das pesquisas que faltaram ao encontro, criticando a conciliação do PT e denunciando o fascismo da extrema-direita

O quinto bloco do debate presidencial transmitido em parceria por 3 Irmãos, Rádio MyNews VIP FM e Kritikê trouxe uma dinâmica especial: o quadro de “Perguntas aos Ausentes”. Por meio de sorteio, os candidatos presentes ganharam a palavra para direcionar questionamentos e críticas diretamente aos postulantes de grande projeção que optaram por não comparecer ao evento.

Na primeira rodada, Samara Martins e Rui Costa Pimenta miraram suas intervenções no presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva. Samara abriu o bloco argumentando a falência do modelo capitalista no Brasil, citando que cerca de 80% das famílias brasileiras estão endividadas e que a fome continua a assolar o país. A candidata criticou a incoerência do governo Lula que, apesar de alguns avanços sociais, manteve o arcabouço fiscal, promoveu a conciliação com setores golpistas e deixou de erradicar mazelas históricas.

Ao concordar com o diagnóstico de Samara, Rui Costa Pimenta afirmou que, como eleitor do PT no passado, perguntaria a Lula por que prometeu realizar um governo nacionalista e social e acabou não entregando nem um nem outro. Rui fez questão de separar a posição socialista de seu partido do reformismo promovido pelo PT, criticando atitudes demagógicas da legenda e a compra de votos recente no cenário político. O candidato enfatizou ainda que “colocar Flávio Bolsonaro como o diabo em pessoa já não justifica as coisas que o PT vem fazendo”.

A segunda rodada sorteada reuniu Clariana Barão e Samara Martins com foco em questionamentos ao candidato Flávio Bolsonaro. Clariana utilizou o espaço para denunciar a tragédia do casamento infantojuvenil no Brasil, relatando situações em que crianças convivem com homens de 40 a 50 anos após famílias vulneráveis as entregarem em troca de cestas básicas, com a chancela do sistema de justiça. Clariana indagou o que fazer diante dessa realidade violenta que vitimiza crianças no país.

Na sequência, Samara Martins elevou o tom contra a candidatura de Flávio Bolsonaro e o legado da extrema-direita. Samara cobrou explicações sobre a gestão da pandemia de COVID-19 e a defesa da ditadura militar, afirmando que os Bolsonaros “odeiam os pobres e querem destruir o Brasil para garantir privilégios de classe”. A candidata da UP classificou Flávio como “fascista” e “golpista”, ressaltando denúncias de corrupção como as “rachadinhas” e a ligação com o escândalo do Banco Master. Ao final de sua fala, definiu o grupo político como “entreguista” e “lambe-botas de Donald Trump”, declarando que um voto em Flávio representa uma adesão direta ao fascismo.

Assista ao Debate ao Vivo Para acompanhar a discussão na íntegra e conferir o confronto de ideias promovido em parceria por 3 Irmãos, Rádio MyNews VP FM e Kritikê.

Compartilhar:

Relacionados