Foro: Vermelho Org
Convenção em Brasília expõe crise interna do PL, indefinição de vice para Flávio Bolsonaro e avanço das articulações do PT em SP
A reta final das convenções partidárias escancarou a crise nos bastidores do Partido Liberal. O evento no Parque da Cidade reuniu um público pequeno. Além disso, a ausência de Michelle Bolsonaro frustrou a intenção de projetar força ao lado de Flávio Bolsonaro.
A ex-primeira-dama deu entrada no hospital com enxaqueca e cancelou a agenda. Por essa razão, o irmão dela, Diego Torres, leu uma carta de retratação para os apoiadores.
Campanha de Flávio Bolsonaro dá sinais de fraqueza no arranque, aponta análise
Apesar dos problemas no evento, o PL já encaminhou a candidatura de Michelle ao Senado no Distrito Federal. No entanto, o partido ainda enfrenta um grande gargalo para definir o vice na chapa presidencial.
O recuo de Tereza Cristina gerou um vácuo na chapa. O PP negociou neutralidade e recusou a coligação formal. O clã Bolsonaro avalia nomes como Renata Abreu e Daniela Marques. Contudo, a ala interna resiste a essas opções e enxerga pouca viabilidade prática.
O mapa eleitoral nos estados também expõe muitos atritos para a direita. Em Minas Gerais, o Republicanos avalia a pré-candidatura de Cleitinho ao governo com muita cautela. O partido teme variações de postura e perda de fôlego no segundo turno.
Por outro lado, a direita mostrou força em São Paulo. Tarcísio de Freitas e Ricardo Nunes reuniram apoiadores em uma grande convenção estadual. Durante o evento, os dois líderes atacaram duramente os adversários de esquerda.
Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores oficializou a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin em São Paulo. A militância lotou o evento de lançamento.
A campanha petista aposta no simbolismo do Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo. O local marcou as grandes greves da década de 1980. Por fim, o tom incisivo de Lula nos discursos preocupa os coordenadores. Pesquisas recentes mostram um acirramento direto com Flávio Bolsonaro.