A brasileira Vitória Magalhães fez um relato em suas redes sociais sobre a caminhada de mais de 10 horas que enfrentou ao lado do marido, filho e amigos. Eles tentam cruzar a fronteira com a Polônia, para fugir do país ucraniano.
por Suzana Souza em 27/02/22 15:28
Brasileira Vitória Magalhães relatou tentativa de fuga do país ucraniano. Foto: Reprodução (Instagram)
Brasileiros que querem sair da Ucrânia após as invasões russas seguem sem conseguir. Por meio das redes sociais, eles têm feito relatos sobre o drama de estarem presos no país, sem muitas alternativas para escapar do conflito nas ruas ucranianas.
LEIA TAMBÉM:
“A gente chegou até a última cidade para passar na fronteira, não conseguimos, tem militar em todo lado. Os meninos tentaram avisar que eram brasileiros, eles [militares] empurraram. Eu tentei também, eles [militares] empurraram. Não deixam a gente passar. A gente está em um posto, a gente não tem coberta, o Benjamim [filho] tá dormindo, a gente não tem como voltar para trás, não tem como ir para frente. A gente não sabe o que fazer”, disse Vitória Magalhães, esposa de Juninho, jogador do Zorya, time da cidade de Luhansk.
Junto com ele estão os também brasileiros e jogadores do mesmo time Guilherme Smith e Cristian Fagundes. De acordo com Vitória, o grupo caminhou por mais de 10 horas a pé, entre a cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, e a fronteira com a Polônia. Quando chegaram ao local, eles não conseguiram ultrapassar o limite do país ucraniano e precisaram retornar a Lviv. Na cidade, eles se hospedados em um hotel, custeado pela embaixada do Brasil.
Outro grupo de brasileiros que tenta deixar o país ucraniano está na capital Kiev. A brasileira Maria Paula Marinho, mulher do jogador de futebol Marlon Santos, registrou em suas redes sociais o momento em que um comboio de brasileiros buscava deixar Kiev.
Nas imagens, Maria Paula aparece bastante emocionada. “Estamos saindo daqui agora, está tudo muito assustador. Só queria dizer que estamos a caminho e pedir que orem muito pela gente”, disse na gravação.
O grupo estava indo em direção à estação de trem. “A embaixada informou que vai ter três trens saindo daqui. Estamos saindo em comboio com todos os brasileiros”, contou. O veículo em que eles estavam tinha a bandeira do Brasil na frente, em uma tentativa de mostrar que não faziam parte do conflito.
No sábado (26), a Embaixada do Brasil informou que existem trens que estão levando os civis para cidades próximas a fronteira. Os jogadores, no entanto, relataram que não é seguro ir de carro até a estação de trem e que existem poucas formas para se chegar a esses locais.
Ainda na quinta-feira (24), data do início das invasões russas, jogadores brasileiros que estavam reunidos em um hotel se juntaram e gravaram o vídeo de apelo, pedindo para que o governo federal os ajudasse no resgate.
A Força Aérea Brasileira pretende realizar uma operação de resgate aos brasileiros que estão na Ucrânia na terça-feira (1º). De acordo com informações da TV Globo, documentos obtidos pela emissora aponta que uma operação com duas aeronaves KC-390 será dirigida até a Polônia, para repatriar brasileiros.
No sábado (26), a ucraniana, tradutora e pesquisadora Olena Vladyka falou sobre o clima de apreensão dentro das fronteiras ucranianas. Ela mora na cidade de Kiev, mas decidiu ir em direção ao oeste do país para o local onde seus pais moram, desde o início da invasão na quinta-feira (24).
“Eu não me sinto segura, porque aqui a nossa vila fica perto de um posto de exército regular, a uns 30 quilômetros desse local. A noite nós escutamos o barulho de bombardeamento a cada duas horas”, disse a ucraniana em entrevista ao Canal MyNews.
A conversa foi interrompida após o marido de Olena avisar que aviões sobrevoavam a casa em que a família está abrigada. Posteriormente, ela postou em suas redes sociais imagens da família abrigada em um porão, esperando o sobrevoo das aeronaves.
Confira a entrevista na íntegra no Canal MyNews:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR