Angela Merkel deixará a liderança da Alemanha após 16 anos. O próximo primeiro-ministro do país será definido neste domingo. As pesquisas eleitorais indicam que três candidatos despontam como favoritos.
O líder nos levantamentos é o advogado Olaf Scholz, do SPD, partido de centro-esquerda que faz parte da base do governo de Merkel. Scholz é o atual ministro da Economia e vice-chanceler.
O segundo nas pesquisas é o candidato de Merkel. Armin Laschet é o governador da Renânia do Norte-Vestfália, estado mais populoso da Alemanha. Ele é do CDU, mesmo partido de Merkel, e tem sido criticado pela resposta do governo à pandemia de covid e às enchentes históricas que deixaram dezenas de mortos em julho deste ano.
O terceiro nome na disputa é de Annalena Baerbock. A mais jovem na disputa, com 40 anos, é uma das lideranças do Partido Verde, um dos principais do Parlamento alemão e necessário para a base de sustentação do governo. A imprensa alemã afirma que Baerbock tem sido alvo frequente de ataques de fake news durante a campanha eleitoral.