No Café do MyNews desta quinta-feira, o diretor do Instituto Butantan afirmou ser possível vacinar a população com o imunizante já em outubro
por Sara Goldschmidt em 08/07/21 13:15
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, participou do programa ‘Café do MyNews‘ desta quinta-feira (8), e confirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o teste da vacina ButanVac em humanos – é o primeiro imunizante contra o coronavírus produzido integramente no Brasil. Nesta primeira fase do estudo clínico, a chamada fase A, serão testados 418 voluntários.
Segundo Dimas Covas, como é uma vacina nova, há a necessidade de testar diferentes doses, e avaliar a sua segurança e resposta imune. “Nós dependemos de realizar essa primeira fase mais rapidamente, e aí, com os dados gerados nessa fase A, a gente prossegue para a fase B, já sabendo o número de doses para as fases seguintes” – explicou ele.
A vantagem da ButanVac, segundo o diretor do Butantan, é que é um imunizante de segunda geração, então os testes podem ser simplificados e há a expectativa de que a vacina esteja aprovada para aplicação em outubro. “A vacina já está em produção. Nós temos neste momento em torno de 10 milhões de doses prontas da vacina, já aguardando quando tiverem disponíveis os resultados deste estudo para poder solicitar a autorização da Anvisa para o uso emergencial” – confirmou Covas.
Questionado sobre a cobertura da ButanVac para todas as variantes do coronavírus, o diretor ressaltou o fato da vacina ser de segunda geração e por isso, ter sido aperfeiçoada. “Quando eu falo que é uma vacina aperfeiçoada, um dos aperfeiçoamentos já é a incorporação de variantes, tanto a variante Gama – que é a variante P1 – como também a variante da África do Sul, e mais recentemente essa variante Delta, da índia” – explicou.
Sobre os sommeliers de vacina, Dimas Covas afirmou que escolher imunizante é “ignorância”. Para ele, “as pessoas não têm ideia do grau de proteção oferecido pelas vacinas e todas as vacinas que estão aí são vacinas aprovadas pela nossa Anvisa e que, portanto, tem características suficientes para determinar níveis elevados de proteção.”
E acrescentou: “a vacina do Butantan é uma das que têm um dos mais elevados índices de eficiência, e essa preferência de vacinas não justifica. Tem ocorrido aí uma luta política que a todo momento procura desqualificar a vacina do Butantan, o presidente da República tem desqualificado a vacina em vários momentos e a sua legião de acompanhantes vai sempre nesse sentido.”
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR