Presidente dos EUA, Joe Biden, diz que foi surpreendido pelo avanço do Talibã e culpou governo afegão, que não ofereceu resistência
por Hermínio Bernardo em 16/08/21 23:09
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a decisão de retirar os militares norte-americanos do Afeganistão. Em um pronunciamento nesta segunda (15), Biden reconheceu que o governo dos Estados Unidos foi surpreendido pelo avanço do Talibã.
O grupo extremista tomou a capital, Cabul, e retomou o poder depois de 20 anos. O presidente afegão, Ashraf Ghani, fugiu do país diante do avanço do Talibã.
Biden defendeu a saída das tropas e culpou o próprio governo afegão, que não ofereceu resistência.
“Eu apoio totalmente minha decisão. Depois de 20 anos, aprendi da maneira mais difícil que nunca era um bom momento para retirar as forças americanas. É por isso que ainda estamos lá. Estávamos cientes dos riscos, planejamos para cada contingência. Mas, eu sempre prometi ao povo americano que serei franco com você. A verdade é que isso se desenrolou mais rápido do que havíamos previsto”, declarou Biden.
O presidente dos Estados Unidos disse que o país não pode participar e morrer em uma guerra que o próprio Afeganistão não está disposto a lutar.
Nesta segunda-feira, centenas de pessoas invadiram a pista do Aeroporto Internacional de Cabul, na tentativa de entrar em aviões e fugir do país. Vídeos mostram pessoas tentando forçar a entrada nas aeronaves e se pendurando em um avião que estava se preparando para decolar. De acordo com agências internacionais, ao menos cinco pessoas morreram no tumulto.
O professor de Relações Internacionais do UniCuritiba e pesquisador do GEPOM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Oriente Médio), Andrew Traumann, considera que a guerra do Afeganistão foi um fracasso.
“Foi um fracasso especialmente na questão do treinamento das forças afegãs. Apesar dos gastos, o treinamento feito não foi eficiente. O Afeganistão é um país que tem uma série de problemas estruturais, um dos mais pobres do mundo. Então, não adianta você ter as melhores armas, os melhores mísseis, se o pessoal não está capacitado para usar”, afirmou.
O professor explicou que Biden tem sido fortemente criticado pela situação e que a derrota será uma marca da gestão Biden. Ele também comparou o desfecho com a guerra do Vietnã.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR