VACINAS

Brasil recebe mais 3,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca

Imunizantes foram obtidos por meio do consórcio Covax Facility e serão recebidos neste domingo (2) pelo ministro da Saúde
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Brasil recebe hoje (2) mais 3,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes foram obtidas por meio do consórcio Covax Facility e chegam ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em dois voos: o primeiro desembarcou nesta madrugada, já o segundo tem chegada prevista para as 16h.

As novas doses serão recebidas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pela representante da OMS no Brasil, Socorro Gross. Ontem, um outro voo já havia entregado 220 mil doses do imunizante. Ao todo, o Brasil tem direito a mais de 10 milhões de doses que serão distribuídas pela Covax Facility, iniciativa que é coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As remessas chegam em um momento em que ao menos nove capitais tiveram que paralisar a vacinação pela falta de imunizantes: Aracaju, Campo Grande, Goiânia, Macapá, Maceió, Natal, Porto Alegre, Porto Velho e Recife. Todas as doses serão distribuídas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), mas ainda não tiveram os destinos divulgados.

Chegada de outra remessa das vacinas Oxford/AstraZeneca. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Chegada de outra remessa das vacinas Oxford/AstraZeneca. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo balanço do Ministério da Saúde, considerando essa nova remessa, foram disponibilizados, por meio de fabricação no país ou importação, 17,1 milhões de doses em um intervalo de seis dias, contando a partir do dia 28 de abril. 

No dia 29, o Brasil recebeu 1 milhão de doses da Pfizer. Já no dia 30 foram entregues 6,5 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além de 420 mil da Coronavac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o número de pessoas vacinadas no Brasil com ao menos uma dose contra a covid-19 chegou a 31.812.086 no sábado (1). A marca equivale a 15,02% da população total.

Inscreva-se na newsletter
Relacionadas
Literatura
Mitologia presente nas mais diversas culturas, o roubo do fogo é elemento central na nova obra de Mussa, publicado em 17 países
Direitos Humanos
Organização faz parte de grupo 61 entidades que enviaram carta à OCDE apontando políticas “incompatíveis” do Brasil
Faixa de Gaza
Região é palco de intensos embates, que já ocasionaram dezenas de mortes e deixaram centenas de feridos
Chacina do Jacarezinho
Palco de um conflito social estruturado desde os tempos da escravidão, a favela do Jacarezinho vive hoje, talvez, seu pior momento
Pandemia
Durante Audiência Pública no Senado, líderes estaduais pedem celeridade na aquisição de vacinas contra o coronavírus
8 mortes confirmadas
Mais de 20 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas. Suspeito de 19 anos foi detido pela polícia e uma arma foi apreendida

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.