Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

PESAR

Filósofo José Arthur Giannotti morre aos 91 anos

Um dos grandes intelectuais brasileiros, Giannotti é um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)

por Redação em 27/07/21 20:46

O filósofo e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), José Arthur Giannotti, morreu nesta terça-feira (27), aos 91 anos, em São Paulo. Giannotti era um dos maiores nomes da filosofia brasileira e dedicou sua carreira aos estudos de autores como Karl Marx, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein, sendo um dos grandes intelectuais brasileiros.

Giannotti foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, mas acabou se afastando da legenda nos anos 1990 e apoiando o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), inclusive com participação na política científica nacional, como membro da Comissão Nacional de Educação, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003). Nos últimos anos, entretanto, posicionou-se com uma visão crítica diante da política partidária brasileira.

Perseguido pela Ditadura Militar, foi afastado compulsoriamente da USP em 1969 e aposentou-se do Departamento de Filosofia em 1984. Em 1998, tornou-se professor emérito da universidade. Recebeu, em 2001, o Prêmio Anísio Teixeira e era membro da Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico e da Academia Brasileira de Ciências. O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), entidade da qual foi um dos fundadores e presidente, confirmou a morte do filósofo com uma nota de pesar.

“É com imensa tristeza que o Cebrap recebe a notícia do falecimento de um de seus fundadores, o professor José Arthur Giannotti, um dos maiores intelectuais brasileiros. Aos familiares e amigos que tiveram o privilégio de conviver com ele, prestamos as nossas mais sinceras e fraternas condolências. Em nome de todos os seus pesquisadores, o Cebrap expressa sua gratidão pela contribuição que Giannotti deu ao país, à pesquisa, ao ensino e à democracia”, diz o texto.


Leia também – Ator Orlando Drummond morre aos 101 anos no Rio de Janeiro

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR