Lei determina que comitê avalie se candidatos são patriotas, o que deve acabar com oposição
por Hermínio Bernardo em 12/03/21 12:19
O Parlamento chinês aprovou uma lei que altera o sistema eleitoral de Hong Kong. Com isso, os candidatos ao Parlamento de Hong Kong precisarão passar por um comitê que vai aprovar as candidaturas consideradas patrióticas. O comitê também vai selecionar parte dos parlamentares.
Na prática, a medida praticamente acaba com a oposição política em Hong Kong, já que apenas políticos leais ao governo de Pequim poderão ser eleitos.
Hong Kong é um território autônomo, foi colonizado pelo Reino Unido e devolvido à China em 1997. Desde então, a relação é instável.
A líder de Hong Kong, Carrie Lam, é aliada do governo chinês e apoiou a medida. Ela disse que essa lei vai colocar Hong Kong no “rumo certo”.
A última lei controversa envolvendo Hong Kong foi aprovada pelo Parlamento chinês em 2019 e gerou uma onda de protestos. A lei na época permitia a extradição de presos de Hong Kong para a China continental. A medida foi suspensa depois de manifestações, greves e até mortes.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR