Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Imunização

Vacina da Pfizer reduz em 75% a transmissão do coronavírus, aponta estudo preliminar

Análise preliminar feita em Israel mostra que reduções aconteceram menos de um mês após aplicação da primeira dose

por Vitor Hugo Gonçalves em 19/02/21 15:16

Menos de um mês após a aplicação da primeira dose, a vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 é capaz de reduzir em 75% a transmissão do coronavírus. A conclusão é de um estudo preliminar publicado na revista científica inglesa ‘The Lancet’.

A pesquisa foi realizada com 9.109 profissionais de saúde que atuam no maior hospital de Israel – 7.214 já haviam recebido a primeira dose até o dia 24 de janeiro, e 6.037, a segunda. No período entre 15 e 28 dias depois da aplicação, foram registradas 26 infecções entre os imunizados, frente a 89 entre aqueles que não receberam a vacina. Considerando somente os quadros sintomáticos, verificou-se apenas 11 casos entre os vacinados (uma redução de 85%).

Militares dos EUA foram convocados para aplicar vacinas contra a Covid-19 na população.
Militares dos EUA foram convocados para aplicar vacinas contra a Covid-19 na população. Foto: Navy Medicine (Domínio Público).

Os resultados da análise são importantes porque refletem a capacidade efetiva dos antivirais, consolidando os efeitos prévios dos testes em laboratório. Os cientistas israelenses, no entanto, afirmam que os resultados precisam de validação adicional por meio de vigilância ativa, comparando pessoas vacinadas e não vacinadas.

Os pesquisadores pontuaram que as reduções percebidas nos médicos e enfermeiros podem ser diferentes das assistidas na população em geral, uma vez que esses profissionais estão mais expostos ao vírus e possíveis cepas mais agressivas.

Adiamento da segunda dose

Dentre os principais pontos da pesquisa, os cientistas destacaram a possibilidade, frente a um cenário de escassez, de adiar a aplicação da segunda dose, tendo em vista a eficácia comprovada na redução da transmissão do vírus e nos casos de Covid-19 sintomática apenas com a dosagem inicial.

“As reduções precoces das taxas de Covid-19 fornecem suporte para o adiamento da segunda dose em países que enfrentam escassez de vacinas e recursos escassos, de modo a permitir maior cobertura da população com uma única dose”, avaliaram os pesquisadores.

Acrescentaram também que é necessária uma avaliação a longo prazo para confirmar a efetividade de uma única dose da vacina antes de as políticas públicas confirmarem o adiamento da dosagem final.

Atualmente, Israel lidera o ranking mundial de imunização em relação ao número total de habitantes, tendo garantido antivirais suficientes para vacinar a população inteira – dos 8,8 milhões de cidadãos israelenses, cerca de 4 milhões já receberam o imunizante.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR