Vulcão Cumbre Vieja destrói quase 200 casas e autoridades se preocupam com chegada da lava no oceano ILHAS CANÁRIAS
  • du
  • 21 de setembro de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

Vulcão Cumbre Vieja destrói quase 200 casas e autoridades se preocupam com chegada da lava no oceano


O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção nas Ilhas Canárias no último domingo (19), já destruiu quase 200 casas e deve fazer mais estragos nas próximas horas, quando a lava se aproximar da localidade de Todoque, no município de Los Llanos, que tem cerca de 1.200 habitantes. A grande preocupação dos cientistas é com a parede de lava de até 12 metros que segue em direção ao mar, em La Palma, numa velocidade média de 200 metros por hora.

Vulcão nas Ilhas Canárias em erupção
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no último domingo e já destruiu cerca de 200 casas/Imagem: Reprodução/RTVC

O contato da lava com o oceano pode provocar explosões e emissão de gases tóxicos, segundo o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca). Segundo informações da Radio Television Canaria (RTVC), o sistema europeu de monitoramento via satélite Copernicus está acompanhando a evolução da erupção. A atividade está concentrada em quatro bocas principais. Os gases vulcânicos podem atingir até 3 mil metros de altura.

A RTVC informa que 5.700 pessoas já foram evacuadas da região e muitas estão recolhendo rapidamente objetos pessoais antes de serem despejados pela lava vulcânica. Há preocupação com o abastecimento de água na região. Ainda segundo a RTVC, 400 hectares de lavouras afetadas, a maior parte de plantações de banana.

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, é do tipo estromboliana, e pode durar segundos, ou várias horas, ou meses. Existe uma preocupação das autoridades com o abastecimento de água na região, já que a alta temperatura da lava vulcânica pode ter derretido a infraestrutura de fornecimento de água encanada.


Relacionados