Os usuários da rede social mais popular entre os brasileiros agora têm mais um motivo para se manterem fiéis ao aplicativo: a opção de efetuar transferências financeiras através do WhatsApp. O novo recurso foi anunciado ainda em 2020, mas só foi liberado nesta terça-feira (04). E, por enquanto, vale para movimentações entre usuários comuns, sem custo.
O limite é de R$5 mil por mês, no máximo R$1 mil por dia, em transações separadas. Os pagamentos pelo WhatsApp Pay estão disponíveis para usuários com cartões de débito, pré-pago ou combo com as bandeiras Visa e Mastercard, e emitidos pelo Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.
A permissão para transações entre empresas e clientes, o WhatsApp Business, ainda está em análise pelo Banco Central. Até lá, as empresas podem se cadastrar como parceiras para a movimentação de dinheiro.
Primeiro é preciso cadastrar o cartão de débito no Facebook Pay, a plataforma de pagamentos integrada ao WhatsApp. Os dados são protegidos por um código PIN criado pelo próprio usuário ou pela opção biométrica disponível no celular (Android e iPhone – iOS). A função está disponível no menu indicado por um clipe nas conversas, área que reúne as opções de anexo para chats.