É necessário que saudemos o momento de exercício democrático que vivemos. Isso será realizado pela vontade do povo brasileiro.
por Maria Aparecida de Aquino em 26/09/22 17:21
Há muito tempo o Brasil não presenciava um espetáculo tão grandioso quanto o das eleições de 2022. Muitos destacam os aspectos negativos como a violência por parte dos que professam o discurso do ódio que já causou mortes. São aspectos a serem enfatizados, pois, devemos a todo custo evitá-los. Porém, precisamos apontar para os aspectos positivos deste fenômeno. Ele atinge boa parte dos brasileiros, incluindo aqueles que costumam dizer: “Política, não é comigo! Isso é coisa suja. Não tenho nada a ver com isso”. Como se fosse possível e como se a política não governasse todas as nossas vidas independentemente de nossas vontades explícitas. Pois é. Até esses que parecem “não estar nem aí” foram tocados e se encontram atingidos em suas torres onde pretenderam se refugiar para não serem conspurcados.
Essa “onda” veio para substituir outra contrária que separou familiares que não mais se conversavam, amigos que evitavam se encontrar. Por medo do debate, da discussão que cindiu a todos. Estou me referindo ao terrível fenômeno – vade retro! – da Operação Lava Jato. Todos, mesmo aqueles que tradicionalmente não tinham opinião sobre nada, passaram a se pronunciar. Eram contra a corrupção que parecia ter sido inventada no mundo, naquele momento, no Brasil. Alçaram como Deus o Juiz que não é mais Juiz e o colocaram no altar de onde ele mesmo, quando a farsa foi sendo revelada, se encarregou de cair. Os incautos e ignorantes políticos acreditavam que estava sendo inventado um novo tempo do qual eles seriam os arautos. O fato é que durou pouco. O Juiz que não é mais Juiz tem dificuldades de emplacar qualquer candidatura. Suas conversas reveladas com o Procurador ávido pelo
vil metal, se tornaram públicas e naufragaram seus objetivos políticos.
É digno de destaque o interesse que essas eleições despertaram indiscriminadamente. Procurando na memória, a lembrança me traz as eleições de 1960 quando me recordo, bem criança, observando no chão os inúmeros “santinhos” dos candidatos e acompanhando as conversas entre os adultos discutindo sobre o pleito.
Outro momento do qual me recordo, de entusiasmo com o processo eleitoral, comemora 40 (quarenta) anos. Em 1982 recuperamos o direito de votar para governadores que havia sido retirado pela ditadura militar. Foi uma festa. A população se interessou e se mobilizou. Elegeram-se, dentre outros, Franco Montoro em São Paulo, Leonel Brizola no Rio de Janeiro e Tancredo Neves em Minas Gerais.
É necessário que saudemos o momento de exercício democrático que vivemos. Nossa população vai votar e, de modo muito interessado. Age corretamente, entendendo que o debate lhe diz respeito e ela o acompanha apaixonadamente.
Foram 4 (quatro) anos de desmandos: o desmate descontrolado da Amazônia; uma “política de saúde” que desconsiderou a pandemia da Covid chamando-a de “gripezinha”; um Secretário da Cultura exonerado por utilizar em discurso frases semelhantes às de Joseph Goebbels, ministro de Hitler; um ministro da Educação ao lado de pastores que pediam propina para liberar verbas federais.
Agora, finalmente, os ventos sopram na direção de um candidato que assume o compromisso com o interesse da maioria da população que tem fome, está desempregada, mas, felizmente, vai sair de seu desalento e escolher alguém que defenda seus reais interesses. Lula virá e poderemos lutar conjuntamente para reconstruir este país que parece ter sido destroçado por um terremoto de grande magnitude. Isso será realizado pela vontade do povo brasileiro.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR