Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

MyNews Investe

Golpes frequentes com criptomoedas dão má fama a ativo

Ney Pimenta, CEO da BitPreço, avalia que mercado atual está perdendo com golpes e dá dicas de como investir em criptomoedas

por Luciana Tortorello em 26/08/21 20:13

Na última quarta-feira (25), a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Kryptos, que investiga a suspeita de pirâmide financeira disfarçada de investimento em criptomoedas. A PF acredita que as fraudes podem ter movimentado bilhões de reais.

Um dos principais alvos da operação era Gaidson Acácio dos Santos, dono da empresa GAS Consultoria Bitcoin. Em sua casa, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a PF apreendeu R$ 13,8 milhões em espécie.

A promessa de Gaidson era de 10% ao mês em investimentos em bitcoins, mas segundo a força-tarefa a GAS nem reaplicava os aportes de criptomoedas dos investidores. Muitos dos clientes da consultoria de bitcoin eram de Cabo Frio, Região dos Lagos Fluminense, que recentemente ganhou o apelido de Novo Egito, por causa das pirâmides financeiras.

Além da GAS Consultoria Bitcoin, pelo menos dez empresas que oferecem investimentos com lucro alto e rápido na cidade são alvo de investigação. Ainda de acordo com a PF, a operação apreendeu R$ 150 milhões em criptoativos, que serão liquidados e ficarão à disposição da justiça, além de 21 veículos de luxo, relógios de alto padrão, joias, valores em moeda estrangeira e documentos.

O MyNews Investe falou com o CEO da BitPreço, Ney Pimenta, que disse que esse tipo de esquema que tem acontecido cada vez mais envolvendo criptoativos, principalmente as bitcoins, faz com que muitas pessoas achem que criptomoedas sempre estão atreladas a golpes.

“Isso é muito triste e no mercado de criptomoedas ele tem sido muito explorado, por conta dessa ilusão que se tem de gente que investiu em bitcoin e se tornou rico da noite para o dia – o que não é verdade mais. Esse desconhecimento da tecnologia é muito mais fácil para os golpistas fazerem um discurso de ‘deixa o dinheiro comigo que eu mexo e invisto para te deixar rico’. Atualmente, isso é péssimo para o nosso mercado de criptomoedas; o pessoal começa conectar criptomoedas com golpes, com coisas erradas” , argumenta o CEO da BitPreço.

Como o mercado de criptomoedas ainda não é regulado, isso facilita com que os golpes aconteçam. Para fugir desse risco, Ney Pimenta dá dicas de como investir de forma segura em criptoativos.

“Escolher uma corretora e verificar se ela já está há um tempo no mercado, se tem boas referências, tem sites de reclamações. Você pode verificar se a empresa tem trabalhado bem no mercado; evitar as menores, as muito pequenas. Eu sugeriria procurar bem, estudar as que estão há pelo menos uns dois ou três anos no mercado. É muito importante dar uma estudada para ver onde você vai aplicar e fazer suas compras de moedas”, alerta.


últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR