Índice divulgado pelo Banco Central foi impulsionado pela reabertura de parte da economia e pelo setor de serviços
por Luciana Tortorello em 13/08/21 19:26
O índice de Atividade Econômica do Banco do Brasil (IBC-BR), considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), teve seu resultado divulgado nesta sexta-feira (13) e registrou uma alta de 1,14% em junho, em relação ao mês de maio. O resultado oficial será divulgado apenas em 1° de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado acima do esperado está relacionado à reabertura de parte da economia e também por ser impulsionado pelo setor de serviços. Na comparação mensal, a Bloomberg aponta alta de 0,5%. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior (junho/2020), a alta foi de 9,07%. A previsão para muitos analistas de instituições financeiras é que o PIB fique na casa dos 7,25% no final de 2021.
Para chegar nesse resultado, o IBC-BR leva em conta variáveis consideradas como bons indicadores de desempenho de setores da economia, agropecuária, indústria e serviços. Ele é divulgado mensalmente e que acaba sendo um indicador da temperatura de como anda a economia brasileira. O IBGE divulga resultados oficiais trimestralmente.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR