Irã lança mísseis contra Israel em retaliação Irã ataca Tel Aviv, capital de Israel, com mísseis | Foto: Associated Press AGORA!

Irã lança mísseis contra Israel em retaliação

Na noite de quinta-feira (12), as Forças de Defesa israelense atacaram bases do programa nuclear iraniano e mataram Hossein Salami, comandante dos Guardas da Revolução Islâmica

O Irã lançou mísseis contra Israel na tarde desta sexta-feira (13). Segundo o exército israelenses, foram sete ataques diretos e 50 projéteis interceptados; explosões foram identificadas na capital Tel Aviv e em Jerusalém. A investida é uma retaliação aos ataques de Israel contra Teerã, capital iraniana, na noite de quinta-feira (12), horário de Brasília.

O aiatolá Khamenei, líder supremo do Irã, afirmou que Israel começou os bombardeios e deu início a uma guerra entre os dois países.

“O regime sionista cometeu um grande erro, um erro gravo, e cometeu um ato imprudente”, disse Khamenei. “Que a história registre que foram eles que começaram esta guerra.”

Leia mais: PF prende ex-ministro Gilson Machado e pedida prisão de Mauro Cid

Na quinta, Forças de Defesa israelenses realizaram um ataque de grande proporção contra bases do programa nuclear iraniano. Segundo a mídia estatal do Irã, Hossein Salami, comandante-chefe do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica, o cientista Feredoon Abbasi, ex-chefe da agência nuclear iraniana, e outros seis cientistas nucleares morreram com a investida.

Israel declarou estado de emergência na espera de retaliações após ataque ao Irã na quinta-feira (12). De acordo com o exército israelense, cerca de 100 drones iranianos foram lançados em direção a Israel na manhã desta sexta-feira (13), mas a maioria foi interceptada.

Em pronunciamento na madrugada desta sexta (13), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o ataque era parte da Operation Rising Lion, “uma operação militar direcionada para conter a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel”.

“Esta operação continuará por quando dias forem necessário para remover essa ameaça de décadas”, anunciou Netanyahu. “O Irã está caminhando para uma direção que nunca caminhou antes, caminhando para transformar em arma seu urânio enriquecido, e, se não for parado, o Irã poderá produzir uma arma nuclear em pouco tempo. Isso é um perigo claro e presente à sobrevivência de Israel.”

Leia mais: Pedido de extradição formalizado à Itália fecha cerco a Zambelli

Em resposta ao ataque, o ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou que a investida israelense foi uma “declaração de guerra” e que as forças armadas não hesitariam “em defender a soberania do Irã com força total e da maneira que considerarem apropriada”.

O CANAL MYNEWS ESTÁ NO PRÊMIO iBEST 2025!

Estamos concorrendo como Melhor Canal de Política da Internet — e o seu voto é fundamental para mostrar a força do jornalismo independente, crítico e sem rabo preso! 👉 VOTE AQUI! 👈

Clique neste link e seja membro do MyNews — ser inscrito é bom, mas ser membro é exclusivo!

Assista abaixo ao programa especial do MyNews sobre os ataques de Israel contra o Irã:

Compartilhar:

Relacionados