Para Manuel Furriela, ataque contra o ex-presidente dos Estados Unidos corrobora narrativa de que opositores tentam impedir a candidatura do republicano
por Camilla Lucena* em 15/07/24 17:04
Donald Trump é escoltado após disparos | Foto: Reprodução/MyNews
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump já trazia em seus discursos a narrativa de que tentavam impedir sua candidatura, por isso o atentado durante comício reforça o papel de vítima e beneficia o republicano. Foi o que afirmou ao MyNews Especial o advogado e professor de direito internacional Manuel Furriela. Trump discursava em Butler, cidade do estado da Pensilvânia, no último sábado (13), quando um disparo atingiu de raspão sua orelha direita.
Leia mais: Veja o que se sabe até agora sobre Thomas Matthew Crooks, suspeito de atirar em Trump
A imagem de Trump se reerguendo com o punho em riste, em um ato de resiliência antes de ser escoltado para fora do evento, na visão de Furriela, demonstra que o ataque “se encaixa muito bem nesse discurso [de perseguição]”. Para ele, o ex-presidente adota uma narrativa de vitimização, como se as ações judiciais movidas contra ele fossem uma forma de afastá-lo do poder.
Com o fim de seu mandato, em janeiro de 2021, Trump entrou para a história americana como o primeiro ex-presidente a se tornar réu. Ao todo, ele enfrenta 91 acusações em 4 processos criminais relacionados a fraudes financeiras. Nesta segunda-feira (15), uma juíza do estado da Flórida arquivou o processo em que o ex-presidente foi acusado de se apropriar de documentos sigilosos.
Leia mais: Lula diz que atentado a Trump ‘empobrece a democracia’
Segundo Furriela, o atual contexto político dos Estados Unidos é inédito. Pela primeira vez, a população precisará escolher entre um candidato com histórico judicial relevante e um candidato com idade avançada e lucidez comprometida. Agora, com o atentado contra Trump e os desdobramentos do ataque, o cenário se tornou ainda mais complexo.
*Sob supervisão de Sofia Pilagallo
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR