Maduro teve tempo para manipular o resultado das eleições, diz jornalista DESCONFIANÇA

Maduro teve tempo para manipular o resultado das eleições, diz jornalista


Nicolás Maduro teve tempo suficiente para fazer “qualquer tipo de mágica” com o resultado final da eleição na Venezuela, no domingo (28), afirmou o jornalista Marcelo Madureira durante participação no Segunda Chamada de quarta-feira (31). Na madrugada de segunda (29), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou a reeleição do presidente antes da divulgação das atas, alegando que os documentos seriam entregues em 72 horas após o pleito, o que não ocorreu.

Até às 16h30 desta quarta-feira, o CNE não havia divulgado as atas que, supostamente, consagram Maduro presidente reeleito da Venezuela por um mandato de mais seis anos. O resultado da eleição, previsto para ser divulgado às 22h de domingo, foi publicado só quatro horas depois, na madrugada de segunda-feira (29). O governo atribuiu os atrasos a supostos ataques hackers contra o sistema eleitoral.

Para Madureira, diante desses atrasos e das manipulações políticas, qualquer documento ou dado que o regime de Maduro apresentar será motivo de dúvida e desconfiança. “Eu confesso minha completa descrença sobre a lisura do processo eleitoral do último domingo”, disse o jornalista.

Em meio a questionamentos de opositores e da comunidade internacional, Maduro declarou, nesta quarta-feira (31), que está disposto a apresentar “100% das atas eleitorais”. Ele apresentou um recurso para que a Justiça realize uma perícia nos documentos em posse de todos os partidos.

Leia mais:

Veja a análise completa:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

Relacionados