Opinião

ELEIÇÕES 2024

Marçal já teve ganho ao se tornar uma alternativa a Bolsonaro, diz cientista político

Para Creomar de Souza, influenciador digital é realmente um outsider; ex-presidente fingia ser um agente externo, mas foi deputado federal pelo RJ por quase 30 anos

por Camilla Lucena* em 02/09/24 20:08

Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) participam do debate MyNews/TV Gazeta, em 1º de setembro | Foto: Vitória Vitorino

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) já teve um ganho ao se tornar uma alternativa ao ex-presidente Jair Bolslonaro, inelegível até 20230, afirmou o cientista político Creomar de Souza durante participação na cobertura do debate MyNews/TV Gazeta, no último domingo (1º). Para ele, um elemento fundamental do fenômeno “Bolsonarismo sem Bolsonaro” é que o influenciador digital é de fato um outsider, enquanto o ex-presidente “é o ator político que se dizia outsider”, mas foi deputado federal pelo Rio de Janeiro por quase 30 anos.

“Marçal traduz, em determinado sentido, uma figura muito objetiva do que seria o político antissistema: não tem passagens anteriores na vida política, é bem-sucedido financeiramente, nasceu muito pobre e não tem dificuldade em jogar pedras em todo mundo do sistema, inclusive na família Bolsonaro”, disse, acrescentando que Bolsonaro não esperava pelo surgimento do influenciador digital na política. “Ele [Pablo Marçal] entra [na disputa pela Prefeitura de São Paulo] e começa a derreter o candidato de Bolsonaro [Ricardo Nunes]”.

Na visão do cientista político Creomar de Souza, há a possibilidade de que, futuramente, Bolsonaro e seu entorno político percam força, o que consequentemente diminuiria a influência bolsonarista sobre as eleições municipais nas principais capitais. Atualmente, em São Paulo, mesmo com o apoio de Bolsonaro a Nunes, Marçal tem conquistado a base bolsonarista, o que já o ajudou a superar o prefeito numericamente, segundo a última pesquisa do Datafolha, divulgada em 22 de agosto.

Nos últimos dias, vereadores de São Paulo deixaram a campanha de Ricardo Nunes (MDB) para se juntar a Marçal. O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), que compôs a base de apoio de Nunes na Câmara Municipal por anos, foi um dos que “trocou de lado”, anunciando no último sábado (31) apoio ao influenciador digital. Em resposta, prefeito disse que o ex-aliado “vai tarde”, além ter demitido o subprefeito da Lapa indicado por ele.

Veja a análise completa do debate MyNews/TV Gazeta:

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR