Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

Eleições 2022

Alcolumbre, o cabo eleitoral de Pacheco

De olho na sua recondução à presidência do Senado na próxima legislatura, Alcolumbre incentiva Pacheco, uma possível pedra em seu caminho, a disputar o Planalto em 22

por Juliana Braga em 18/05/21 12:09

O Palácio do Planalto se incomodou com a postura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ao permitir a instalação da CPI da Pandemia, mesmo após a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro estão convencidos de que Pacheco o fez para começar a se posicionar, de olho nas eleições presidenciais de 2022. O Planalto não está tão errado no prognóstico, só errou o alvo. O aliado mais interessado nessa candidatura é outro: o ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Foto: Jefferson Rudy (Agência Senado).

Alcolumbre tem conversado com presidentes de partidos do Centrão tentando colocar a candidatura do correligionário de pé. A todos, tenta convencer de que o senador por Minas Gerais tem um perfil conciliador e de diálogo e que ainda pode surpreender nas intenções de voto, já que os atuais postulantes da terceira via ainda patinam. As mais recentes pesquisas, que mostram a dificuldade do presidente Jair Bolsonaro em vencer no segundo turno até de candidatos que pontuam menos de 10% no primeiro, estimulam a construção de outra alternativa à polarização.

Líderes do Centrão observam à distância ainda o desempenho de Pacheco, que nega as intenções de disputar contra o Bolsonaro. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, entusiasta da ideia, reconhece que há muito chão ainda a se percorrer. “Não existe candidatura de proveta”, vaticina.

O entusiasmo de Alcolumbre tem motivo. Ele pretende se candidatar à presidência do Senado novamente na próxima legislatura. Só não o fez este ano porque o STF lhe cortou as asas. Caso Pacheco permaneça no Senado em 2023, seria o candidato natural do DEM, o que dificultaria seus planos. Se estiver no Palácio do Planalto, no entanto, seria um excelente cabo eleitoral.

Íntegra do programa ‘Café do MyNews’ desta terça-feira (18), que abordou a disputa pelo Planalto.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR