Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Política

ELEIÇÃO NO CONGRESSO

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara

Deputado é líder do Centrão e teve o apoio de Bolsonaro. Lira derrotou Baleia Rossi, candidato do ex-presidente da Casa Rodrigo Maia

por Hermínio Bernardo em 01/02/21 23:47

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara. Ele foi eleito com 302 votos. Lira conquistou a maioria simples da Casa, sendo eleito em primeiro turno.

O principal adversário de Lira na disputa era o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), indicado do ex-presidente da Casa Rodrigo Maia. Baleia teve 145 votos.

Deputado Arthur Lira contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro na eleição da Câmara. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília – Deputado Arthur Lira, cancela, por falta de quórum, sessão para analisar o recurso que pede a anulação da sessão do Conselho de Ética,sobre investigações contra Eduardo Cunha (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Outros seis candidatos se inscreveram na disputa: Alexandre Frota (PSDB/SP), André Janones (Avante/MG), Luiza Erundina (PSOL/SP), Fábio Ramalho (MDB/MG), General Peternelli (PSL/SP) e Marcel Van Hattem (Novo/RS).

Mas, assim como na eleição do Senado, houve desistência na Câmara momentos antes da votação. Alexandre Frota (PSDB/SP) abriu mão da

Embates

Antes da votação, cada candidato discursou na tribuna da Câmara. Lira fez críticas à Maia sem citar nomes.

“Por favor, olhem para a cadeira da presidência: por acaso há ali um trono? Não! Ao lado do presidente, há outras cadeiras, demais representantes da Mesa Diretora”, afirmou Lira. E completou: “a presidência não pode falar pela Casa. A Casa é que deve falar inclusive através de seu presidente”.

Já Baleia Rossi defendeu que a Câmara seja independente do Palácio do Planalto.

“Não só voz, mas recursos legítimos, republicanos no orçamento, para que todos possam exercer na sua plenitude os seus mandatos”, disse.

Nas últimas semanas, Baleia criticou a forma como o governo atuou em defesa da candidatura de Lira.

Antes de começar a votação, Maia fez seu último discurso. Ele chorou e pregou pacificação depois dos confrontos com Lira.

“As brigas passaram, vamos eleger o novo presidente. Tivemos um momento de mais atrito, no meu caso com a candidatura do Arthur Lira. A ele e àqueles que se sentiram ofendidos com algo que falei, não foi minha intenção”, declarou Maia.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR