Só pode assistir aos jogos nos estádios quem apresenta comprovante de vacinação. Bolsonaro criticou o passaporte da vacina com informações falsas sobre imunidade de rebanho
por Juliana Cavalcanti em 10/10/21 23:55
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que foi impedido de assistir ao jogo Santos X Grêmio, na Vila Belmiro, neste domingo (10), por não estar vacinado. O jogo é válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. O presidente passa o feriado prolongado no litoral paulista.
“Por que passaporte da vacina? Eu queria ver o jogo do Santos agora e falaram que tinha que estar vacinado. Pra que isso? Eu tenho mais anticorpos do que quem tomou vacina”, disse o presidente durante uma entrevista.
A declaração do presidente não tem fundamentação científica, pois já está comprovado cientificamente que as pessoas que são imunizadas com uma das vacinas disponíveis contra o Covid-19 têm maior proteção contra a doença e menos riscos de agravamento do quadro de saúde do que quem não está imunizado.
Segundo pesquisa do Instituto Butantan divulgada no mês de agosto de 2021, 96% das mortes por covid-19 foram registradas em pessoas que não haviam tomado as duas doses da vacina contra a doença.
Desde 4 de outubro, quando foi permitida a volta das torcidas aos estádios, para assistir aos jogos é preciso apresentar um comprovante de vacinação contra o Covid-19 e o presidente diz que não se vacinou, nem pretende se imunizar. Também é obrigatório o uso de máscara.
Quem estiver vacinado apenas com a primeira dose deve apresentar um exame negativo para o Covid-19 realizado nas últimas 24 horas, ou o teste RT-PCR feito em até 48 horas.
Durante a entrevista coletiva, Bolsonaro é questionado sobre ter recebido multa por não usar máscara e diz que não está preocupado, perguntando se o repórter acredita na vacina.
“Eu não estou preocupado. Você acredita na vacina?”, ao ouvir a resposta de que “sim”, o presidente continua: “Então você tá preocupado com o que? Eu não vou discutir contigo esse assunto. Eu vivo no mesmo povo. Era pra tá morto” – e justifica que em algum momento as pessoas vão “acabar pegando” o vírus. “Por que esse trauma? Por que esse medo? A indústria da máscara te agradece”, e segue questionando a eficácia da vacinação.
O Brasil chegou aos 600 mil mortos por covid-19 durante esta semana. Apenas em 2021 foram 405 mil óbitos – o que coloca o país na liderança de óbitos por covid-19 em 2021. Em todo o mundo o Brasil é o país com mais vítimas da doença, atrás dos Estados Unidos, que chegou às 700 mil mortes.
O epidemiologista computacional Jones Albuquerque, do Laboratório de Imunopatologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto de Redução de Riscos e Desastres, avalia que se a vacinação tivesse começado no país ao mesmo tempo que no restante do mundo, milhares de mortes teriam sido evitadas.
“Pelas curvas que a gente observa hoje e levando em consideração que as pessoas relaxaram demais nos cuidados, mesmo assim a vacinação proporcionou a redução nos óbitos. Essa redução é, seguramente, explicada pelo avanço da vacinação. Entretanto, a gente pode dizer que a queda nos óbitos estabilizou e isso preocupa porque o gráfico de óbitos do Brasil ainda é alto quando a gente compara com a média de óbitos no cenário mundial”, explica o pesquisador.
O Santo fez um gol nos acréscimos, aos 47 minutos do segundo tempo, e com esse resultado deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O gol de Wagner foi inicialmente anulado pelo árbitro Bruno Araújo, mas depois foi validado, após o uso do VAR. O time santista estava há nove jogos sem vencer. Com o resultado, o Grêmio permanece na vice-lanterna do campeonato, com 23 pontos, à frente apenas da Chapecoense – que tem apenas 12 pontos.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR