Governador gaúcho Eduardo Leite recebeu convites do PSD mas escolheu ficar no PSDB.
por Redação em 28/03/22 10:21
Governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, que decidiu ficar no PSDB. Crédito: Itamar Aguiar (Palácio Piratini)
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fica no PSDB. A informação foi confirmada ao jornal O Globo por aliados de Leite, na noite do domingo (28). O governador gaúcho teria ligado para correligionários após ter tomado a decisão, e deve anunciar ainda nesta segunda-feira (28) a desincompatibilização do cargo para concorrer ao Palácio do Planalto.
LEIA TAMBÉM:
Segundo o Globo, aliados de Eduardo Leite que o convenceram a ficar no partido – e que são oposição à candidatura de João Doria – afirmam que a convenção da sigla vai legitimar o nome do candidato independente do resultado das prévias. O PSDB escolheu em novembro de 2021 o governador de São Paulo, João Doria, como pré-candidato à presidência pelo partido.
A assessoria do mandatário paulista nega a informação de que as prévias seriam anuladas e Leite seria escolhido como o nome do partido. João Doria enfrenta rejeição de eleitores e de dentro do próprio partido. No domingo, durante uma entrevista coletiva, ele falou que qualquer articulação para retirá-lo das eleições presidenciais seria um golpe, uma tentativa torpe, vil, de corroer a democracia e fragilizar o PSDB.
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (FHC), um dos principais líderes do PSDB, se pronunciou nesta segunda sobre o caso. Ele afirmou num post do Twitter que as prévias foram feitas de forma democrática e que devem ser respeitadas.
As prévias do PSDB foram realizadas democraticamente.
Assim sendo, penso que devem ser respeitadas.— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) March 28, 2022
Segundo a última pesquisa Datafolha, 30% dos eleitores rejeitam o nome de João Doria para Presidência da República, percentual inferior somente ao de Jair Bolsonaro.
Partidos que negociam apoio aos tucanos, como Cidadania, MDB e União Brasil, simpatizam com Eduardo Leite e dizem que a aliança com o PSDB estaria acima da disputa das prévias.
Desde o final de novembro do ano passado, quando perdeu as prévias do PSDB para João Doria, Eduardo Leite se mostrou indeciso quanto aos seus planos para 2022. Em fevereiro chegou a falar sobre a reeleição no Rio Grande do Sul, apesar de ter se eleito com a promessa de não concorrer a um segundo mandato.
No entanto, diante do baixo desempenho de João Doria nas pesquisas, a ideia de passar por cima da decisão geral do partido começou a ganhar forma. Enquanto isso, ele recebeu convites do PSD, de Gilberto Kassab, para ser o candidato do partido ao Palácio do Planalto. Kassab defende uma candidatura própria da sigla e tinha o presidente do Senado Rodrigo Pacheco como principal nome no páreo, mas Pacheco desistiu das eleições deste ano.
Com mais uma negativa, Kassab deve procurar outra pessoa para ser o candidato do seu partido, segundo informações da jornalista Andreia Sadi, da GloboNews.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR