Política

uso de máscara

Epidemiologista considera absurda fala de Bolsonaro contra uso de máscara

Presidente usou live para desestimular o uso de máscara no momento em que os casos de covid-19 não param de crescer

por Fabiana Novello em 26/02/21 16:54

O epidemiologista da Fiocruz Amazônia Jesem Orellana afirmou, em entrevista ao Almoço, que o presidente Jair Bolsonaro tenta desviar o assunto com declarações contrárias ao uso de máscara. “Mais uma declaração absurda do presidente que se furta de discutir o problema do Brasil que é a má gestão da pandemia”, disse.

O presidente Jair Bolsonaro usou uma live nas redes sociais nesta quinta-feira (25) para desestimular o uso de máscara. “Começam a aparecer estudos aqui, não vou entrar em detalhe, sobre uso de máscaras que, num primeiro momento, uma universidade alemã fala que são prejudicais a crianças”, disse. A declaração foi feita no momento que o Brasil bateu recorde de mortes diárias por covid-19.

“O que temos em relação ao conhecimento científico sobre a eficácia do uso de máscaras são provas fartas em diferentes contextos, em diferentes epidemias, inclusive estudos recentes recomendando o uso de máscara com dupla camada, com tripla camada, máscara cirúrgica combinadas com as de pano para melhorar a proteção”, rebateu o epidemiologista.

Segundo reportagem da alemã Deutsche Welle, nenhuma universidade da Alemanha fez estudo com a conclusão citada pelo presidente Jair Bolsonaro. A publicação afirma que Bolsonaro usou resultados distorcidos de uma “pouco rigorosa enquete online” feita por pesquisadores da universidade de Witten/Herdecke. A matéria diz ainda que “os dados disponibilizados pelos pesquisadores deixam claro que a enquete tinha pouco rigor científico, funcionando mais como uma coletânea de anedotas”.

Aglomeração no Ceará

Nesta sexta-feira (26), o evento que o presidente Jair Bolsonaro participou em Tianguá, no Ceará, teve aglomeração. O governador do estado, Camilo Santana, não participou por causa do risco de aglomeração.

“Tenho todo respeito à autoridade, mas não posso compactuar com aquilo que considero um grave equívoco”, escreveu o governador em seu perfil no Twitter.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR