Número é maior que a porcentagem de votos do primeiro lugar entre os candidatos, ocupado por Cláudio Castro (PL).
por Redação em 17/05/22 12:49
A pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições no estado do Rio de Janeiro, divulgada nesta terça-feira (17), mostra um cenário de abstenção e indecisão entre os eleitores. Dos entrevistados, 35% escolheram a opção branco, nulo/não pretende votar, no cenário principal da pesquisa estimulada, quando há indicação para os eleitores de quais pessoas estão ou podem estar no páreo. O percentual de nulos/brancos foi maior do que o atingido pelos pré-candidatos.
LEIA TAMBÉM:
O número é 10 pontos maior que a quantidade de votos do primeiro lugar entre os candidatos, ocupado pelo atual governador que busca reeleição, Cláudio Castro (PL). Ele acumula 25% das intenções de voto. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB), tem 18% e em terceiro lugar está o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 8%. Essa é a primeira vez que Cláudio Castro lidera a corrida fora da margem de erro.
No cenário I da pesquisa estimulada também estão o deputado estadual André Ceciliano (PT), e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), ambos com 2%. Ceciliano não se colocou como pré-candidato ao governo do Rio. E com 1%, está o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD).
O número de indecisos, na pesquisa espontânea – quando não é citado o nome de nenhum candidato – surpreende: 85% das pessoas ainda não souberam indicar em quem vão votar.
De acordo com o levantamento, 46% dos entrevistados acreditam que Cláudio Castro merece um novo mandato, mas só 20% consideram o seu governo positivo.
Já em relação ao segundo turno entre Cláudio Castro e Marcelo Freixo, Castro teria 38% dos votos e Freixo, 27%.
O segundo turno muda quando falamos de apoios. Apesar do apoio de Lula e do presidente Bolsonaro possuírem quase o mesmo peso no estado, o apoio de Lula (PT) a Freixo o faria ter 40% dos votos nos segundo turno, contra 37% de Castro ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma vitória de Freixo dentro da margem de erro.
Na disputa a nível nacional, o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro ficam empatados no primeiro turno, ambos com 35% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) tem 6%. No segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 45%, contra 38% do atual presidente.
A Genial/Quaest fez 1.200 entrevistas presenciais entre os dias 12 e 15 de maio. A margem de erro é de 2.8 pontos percentuais, e a confiança é de 95%.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR