Política

Comissão de Constituição e Justiça

PT procura Centrão para tirar Bia Kicis do comando da CCJ

Saiba quem são os cotados para assumir a Comissão de Constituição e Justiça

por Juliana Braga em 04/02/21 13:23

O PT procurou líderes de partidos do Centrão para enterrar a indicação da deputada Bia Kicis (PSL-DF) para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A oposição quer se aliar ao desconforto já manifestado pelos parlamentares para imprimir derrota ao presidente Jair Bolsonaro.

A indicação de Bia Kicis foi costurada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, nas negociações para pacificar as indicações para a Mesa Diretora da Casa. O grupo adversário a Bolsonaro no PSL ficou com a 1ª Secretaria.

Apesar de as presidências de comissões serem tradicionalmente definidas por acordos levando em consideração a proporcionalidade das bancadas, os acertos precisam ser ratificados por votação entre os integrantes dos colegiados. O plano da oposição é articular candidaturas avulsas caso Bia Kicis não desista de disputar.

Reunião da CCJ para votar a prisão em segunda instância
Reunião da CCJ para votar a prisão em segunda instância. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom (Agência Brasil).

Os nomes do Centrão que contam com o apoio da oposição são os do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) e da deputada Margarete Coelho (PP-PI). O PSL também está se organizando para não perder a indicação e pode lançar Marcelo Freitas (MG), que relatou a análise de constitucionalidade da reforma da Previdência.

O 1o. vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, reconhece o desconforto com Bia Kicis na CCJ. “Gera um constrangimento em parcela da população e até com tribunais superiores. Ela já foi muito agressiva em relação ao STF, ao STJ, em relação ao Poder Judiciário”, disse ao parlamentar em entrevista ao Café do MyNews. Ele relatou já ter conversado com a deputada e sugerido ela a procurar os deputados, os tribunais superiores e a imprensa e garantir que pauta da CCJ será construída pela maioria do colegiado e não de acordo com suas convicções pessoais.

Os deputados voltam a se reunir hoje para discutir a distribuição das comissões. Às 10h haverá uma reunião da Mesa Diretora e, às 16h, com o colegiado de líderes.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR