Equipe do colegiado cita “atraso na vacinação” e “terceira onda” e diz que a Copa América “pode esperar”
por Redação em 06/06/21 12:21
A equipe técnica da CPI da Pandemia redigiu uma carta aberta à comissão técnica da Seleção Brasileira masculina de futebol. A missiva foi divulgada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e defende que a realização da Copa América no Brasil “não corresponde a opção sanitária mais segura para o povo brasileiro” com quatro argumentos.
O primeiro deles é a vacinação. Com 10,77% do total da população imunizado, o Brasil é o 64° no ranking mundial de vacinação. Dessa maneira, o país “não oferece segurança sanitária de acordo com dados objetivos para a realização de um torneio internacional dessa magnitude”.
A carta cita “a trágica marca de mais de 470 mil mortos pela pandemia” e que o atual ritmo da covid-19 no Brasil significa que durante uma partida de 90 minutos, cerca de 120 brasileiros estariam morrendo. “Futebol é uma das maiores expressões da alegria. Há alegria em uma situação como essa?”, diz o texto.
O terceiro argumento é ressaltar que os dados apresentados são técnicos e que há uma tentativa de forçar a realização, ou não, do torneio “como um ato político”. “Para muito além da política, há uma discussão entre ciência em oposição ao negacionismo.”
O último argumento destacado pela carta é ressaltar que os protocolos seguidos pelos atletas, como alimentação, treinamento e rotinas de exercícios não são atitudes políticas. “Assim como não é político seguir protocolos internacionais num país que enfrenta um grave momento pandemia”, diz o texto.
“Não somos contra a Copa América no Brasil ou em qualquer outro lugar. Mas acreditamos que o torneio pode esperar até que o país esteja preparado para recebê-lo, assim como já aconteceu pela primeira vez na história com uma competição muito mais importante, as Olimpíadas do Japão. Não realizar e não participar da Copa América no Brasil não é um ato político, é um gesto de respeito à vida de milhões de famílias enlutadas pela morte e por cicatrizes incuráveis. É adotar a mesma disciplina técnica e científica que todos da Comissão Técnica e todos os Jogadores obedecem, desde sempre, todos os dias”, diz a carta que pode ser conferida na íntegra no site do senador Renan Calheiros.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR