Ação investiga um suposto esquema de pagamentos apelidado de “QG da Propina” na gestão municipal
por Rodrigo Borges Delfim em 23/12/20 07:18
Atualizado às 07h50 de 23.dez.2020
Faltando nove dias para o final de seu mandato, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso na manhã desta terça-feira (22) em uma operação conjunta do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e da Polícia Civil. Mais tarde, já à noite, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) converteu a prisão preventiva em domiciliar, mediante uso de tornozeleira eletrônica.
A ação que resultou na prisão de Crivella é um desdobramento da Operação Hades, deflagrada em março. Ela investiga um suposto esquema de pagamentos de propina para a liberação de contratos da Prefeitura do Rio, chamado de “QG da Propina”.
Ao chegar na Delegacia Fazendária, na Cidade da Polícia, onde presta depoimento, Crivella disse ser vítima de perseguição política e que “foi o prefeito que mais combateu a corrupção na Prefeitura do Rio de Janeiro”.
Em setembro, Crivella já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão em casa e no gabinete da Prefeitura, também fruto da Operação Hades.
Além de Crivella, também são alvos da ação conjunta de MP-RJ e Polícia Civil o ex-senador Eduardo Lopes (Republicanos-RJ), o empresário Rafael Alves e o ex-tesoureiro de campanhas eleitorais de Crivella, Mauro Macedo.
Por meio de nota, o MP-RJ confirma realização da operação em conjunto com a Polícia Civil, para cumprir mandados de prisão contra integrantes de um esquema ilegal que atuava na Prefeitura do Rio. No entanto, em razão do sigilo decretado pela Justiça, o MP afirma que não pode fornecer outras informações.
Com a prisão de Crivella, quem assume a Prefeitura do Rio interinamente é o presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe (DEM). O vice-prefeito Fernando Mac Dowell morreu em maio de 2018.
Eleito prefeito em 2016, Crivella tentou um novo mandato, mas foi derrotado na eleição disputada em novembro passado por Eduardo Paes (DEM), que assume em 1º de janeiro de 2021.
Em nota, a Executiva Nacional do Republicanos, partido de Crivella, diz que aguarda detalhes e os desdobramentos da prisão. A legenda “vê com grande preocupação a judicialização política” e afirma acreditar na idoneidade do prefeito detido.
A prisão de Crivella foi um dos assuntos do programa Almoço do MyNews desta terça. O jornalista Ruben Berta, especializado em cobertura da administração pública, explica que a figura principal da investigação é o empresário Rafael Alves, que de um escritório da Cidade das Artes [onde funciona a Riotur, empresa de turismo do governo estadual] operaria o chamado “QG da Propina”.
Alves é acusado de beneficiar empresas que atuam em divisões inferiores do Carnaval do Rio de Janeiro e de operar em favor de companhias com dinheiro a receber do poder público municipal, em troca de propina. E segundo o Ministério Público, Crivella seria o vértice dessa organização criminosa
“É mais um capítulo melancólico aqui na história política recente no Rio de Janeiro”, aponta Berta.
O jornalista ressalta que é preciso olhar para figuras que vão além daqueles que estão nomeados como servidores no Diário Oficial e olhar para os que atuam nas sombras, mas detém grande influência sobre a administração pública. E crê que outros nomes da atual gestão podem aparecer em denúncias futuras de corrupção.
O jornalista descarta que a derrota de Crivella na eleição tenha tido alguma influência na prisão do prefeito. No entanto, ele lembrou de uma curiosidade ocorrida na campanha eleitoral, durante o último debate na TV entre Crivella e Paes.
“O Crivella insistiu de uma forma até um pouco indelicada e falou várias vezes que Eduardo Paes seria preso e não terminaria o mandato. E no fim, aconteceu com ele mesmo [Crivella], antes de encerrar o mandato”.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR