Política

Colegiado

Pressão por cloroquina e falta de autonomia motivaram saída do Ministério da Saúde, diz Teich

Em depoimento na CPI da Pandemia, médico afirma que Bolsonaro tinha “entendimento diferente” sobre uso de medicamento sem eficácia

por Thales Schmidt em 05/05/21 12:58

Nelson Teich afirmou nesta quarta-feira (5), no segundo dia de depoimentos na CPI da Pandemia, que deixou o cargo de Ministro da Saúde por entender que não teria a “autonomia e liderança” que julgou “indispensáveis ao exercício do cargo”.

Sobre o uso de cloroquina, o médico afirma que tinha a “convicção pessoal, baseada em estudos” de que o medicamento não seria eficaz contra covid-19. Todavia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha “entendimento diferente, amparado na opinião de outros profissionais e até do Conselho Federal de Medicina”.

O ex-ministro afirma que pode escolher nomes técnicos para a pasta e não havia interferência de Bolsonaro nesse sentido, ao contrário do que acontecia quando o assunto era cloroquina. “A única coisa que tinha uma discussão era sobre a cloroquina”.

Teich, que assumiu a pasta da Saúde entre 17 de abril e 15 de maio de 2020, diz que pediu para sair após Bolsonaro afirmar em transmissão nas redes sociais e em encontro com empresários que aconteceria uma ampliação do uso da cloroquina.

“Sem liberdade para conduzir o ministério conforme minhas convicções, optei por deixar o cargo”, afirma Teich.

No primeiro dia de depoimentos na CPI, o também ex-ministro Luiz Henrique Mandetta falou com o colegiado.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR