Política

COVAXIN

STF envia à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro

Ministra Rosa Weber é a relatora da notícia-crime apresentada por senadores por prevaricação na compra da Covaxin

por Hermínio Bernardo em 29/06/21 11:32

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, enviou à Procuradoria-Geral da República a notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito nesta segunda-feira (28) pelos senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Fabiano Contarato (REDE-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Rosa Weber é a relatora do pedido e o envio à PGR é praxe no STF. Cabe à PGR analisar o caso e avaliar se pede a abertura de um inquérito. Os senadores afirmam que o presidente cometeu o crime de prevaricação nas irregularidades envolvendo a compra da vacina Covaxin.

Deputado Luís Miranda ao lado do presidente Jair Bolsonaro em encontro no Palácio da Alvorada.
Deputado Luís Miranda ao lado do presidente Jair Bolsonaro em encontro no Palácio da Alvorada. Foto: Reprodução (Redes Sociais).

Além da intimação da PGR para oferecer denúncia, os senadores pediram ao STF que o presidente seja intimado para explicar se foi comunicado das irregularidades e quais medidas tomou para apurar as denúncias. A notícia-crime também solicita que a Polícia Federal informe se houve abertura de inquérito para investigar o contrato da vacina indiana.

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesta segunda-feira (28) sobre o caso. Para apoiadores, ele disse que não tem como saber o que acontece nos ministérios.

“Somos 22 ministérios e só o ministério do Rogério Marinho tem 20 mil obras. O do Tarcísio não sei, deve ter dezenas, centenas de obras. Tem o da Damares, o da Justiça, o da Educação… Não tenho como saber o que acontece nos ministérios, vou na confiança em cima de ministro. E nada fizemos de errado. Agora botam narrativa de que vacina fissura o governo no tocante da corrupção“, disse Bolsonaro.

O cientista político e professor da FGV, Carlos Pereira, analisa que há uma mudança na postura do presidente, o que mostra a fragilidade do governo.

“O governo está numa situação muito fragilizada. As denúncias que ocorreram no depoimento dos irmãos Miranda eram muito graves e precisam de mais investigação e, consequentemente, o governo vai ficar na defensiva. O próprio presidente saiu de uma posição ativa de negação e já começa a considerar transferir responsabilidade para os ministros”, disse.

Íntegra do programa ‘Dinheiro na Conta‘ desta segunda-feira (28), que abordou a notícia-crime contra o presidente Bolsonaro.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR