STF retoma julgamento de descriminalização das drogas para consumo BRASIL

STF retoma julgamento de descriminalização das drogas para consumo


Após oito anos o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma já na primeira pauta do dia, nesta quarta-feira (2), o julgamento do processo que discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O processo estava parado desde 2015, porque o ministro Teori Zavascki pediu vista. O ministro faleceu em acidente aéreo em 2017 e Alexandre de Moraes herdou seu lugar, liberando o processo em 2018.

A decisão do Supremo vai valer para todas as instâncias da Justiça. Os ministros vão analisar a constitucionalidade do artigo 28 da Lei nº 11.343, de 2006, sobre os atos de “comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio” serem considerados crimes.

O julgamento já tem três votos a favor para deixar de se considerar crime o porte para consumo próprio: os ministros Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin. Do trio, somente Gilmar Mendes acredita que deveria valer para todas as drogas. E, nesta quarta, o julgamento será reiniciado com o voto do ministro Alexandre de Moraes.

 


 

Confira debate sobre o tema no Café do MyNews:

Relacionados