Política

RACHA NO PSDB

Teor de gravação motivou saída de Bruno Araújo da campanha de João Doria

Encontro entre o presidente do PSDB e empresários do Grupo Esfera foi gravado às escondidas e compartilhado com jornalistas e o ex-governador.

por Sara Goldschmidt em 19/04/22 11:29

João Dória ao lado de Bruno Araújo. Foto: Reprodução (Instagram)

A crise no PSDB teve um novo capítulo na semana passada, com a saída do presidente do partido, Bruno Araújo, da coordenação da pré-campanha de João Doria à presidência da República. O anúncio da substituição de Araújo por Marco Vinholi, que é presidente-geral do partido em São Paulo, aconteceu na sexta-feira (15), e desde então teve manifestação de alívio de Araújo pelo afastamento, e militantes do PSDB pedindo que ele renunciasse à presidência da sigla.

Não é novidade que Bruno Araújo preferia Eduardo Leite como o pré-candidato do partido ao Palácio do Planalto, mas nunca se imaginou esse sincericídio por parte do líder tucano, que chegou a utilizar a expressão “ufa!” ao compartilhar uma matéria da Folha de São Paulo que noticiava que ele não fazia mais parte da equipe de Doria.

Segundo a assessoria do ex-governador de São Paulo, o presidente tucano foi afastado por conta de sua postura pouco agregadora e pelo fato de estar relativizando a candidatura de Doria em entrevistas e encontros empresariais.

Mas se esse apoio por parte de Bruno Araújo já não existia desde novembro de 2021, quando saiu o resultado das prévias do PSDB, por quê Doria tomou essa atitude recém agora?

Segundo a jornalista Daniela Lima, da CNN, o estopim para este rompimento foi a gravação de uma conversa entre o presidente do PSDB e aliados, e na qual Araújo teria feito um raio-x nada positivo sobre a situação da candidatura do ex-governador ao Palácio do Planalto. E teria dito que o pacto da terceira via é maior do que o das prévias do PSDB. Essa gravação teria chegado nas mãos de João Doria.

A jornalista Sara Goldschmidt, editora do Café do MyNews, conversou com interlocutores do PSDB, que confirmaram que a gravação foi feita indevidamente durante um encontro no dia 11 de abril, em São Paulo, entre Bruno Araújo e empresários do Grupo Esfera.

Esse encontro foi amplamente divulgado na mídia, inclusive o próprio presidente do grupo, João Camargo, compartilhou em uma rede social um recorte com várias matérias que saíram em veículos de comunicação. Na publicação, o empresário comemora a atuação do Esfera e o sucesso do encontro com o presidente tucano, que ocupou as manchetes dos jornais Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, G1, Uol e revista Veja no dia 12 de abril, dia seguinte ao que ele chamou de evento.

A publicação de João Camargo não está mais disponível nas redes sociais, ela foi apagada ainda na semana passada, antes do anúncio do afastamento de Bruno Araújo da coordenação da pré-campanha de João Doria.

Print Linkedin João Camargo

No recorte de João Camargo, algumas publicações já antecipavam o teor da conversa entre Bruno Araújo e empresários do Grupo Esfera. Foto: Reprodução Redes Sociais

O PSDB de Doria e o PSDB de Leite

O ex-governador tucano segue confiante de sua candidatura ao Palácio do Planalto, e repete a aliados que nada o fará desistir. Mas dentro do PSDB, ninguém aposta na real efetivação da candidatura dele na convenção do partido, em agosto. Aliás, muito antes disso, há os que apostam que Doria não chega nem até o dia 18 de maio, data escolhida pelo MDB, PSDB, Cidadania e União Brasil para anunciar o nome do candidato que irá representar a terceira via.

Enquanto isso, seu rival, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, segue sua campanha paralela. Nesta segunda-feira (18), ele se encontrou em São Paulo com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força.

Aécio faz parte da ala do PSDB que se opõe à candidatura de João Doria. E esse encontro com Paulinho da Força foi articulado pelo deputado mineiro na tentativa de aproximar o Solidariedade de uma possível candidatura de Eduardo Leite à presidência da República.

Paulinho foi vaiado em um ato do PT, na semana passada, e desde então tem sido sondado por outros partidos para compor alianças.

Eduardo Leite segue na capital paulista nesta terça-feira (19), onde se reúne com o ex-presidente Michel Temer e com Raquel Lyra, pré-candidata ao governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira (20), ele tem agenda no Ceará, mas o roteiro ainda está indefinido.

Confira mais notícias desta terça-feira (19) na edição do Café do MyNews:

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR