Luciano Bivar demonstra insatisfações com arranjos feitos em torno de uma candidatura única de terceira via. Podemos, de fora da disputa presidencial desde a saída de Moro, também articula se lançar ao Planalto.
por Julia Melo em 28/04/22 11:43
Luciano Bivar (União Brasil) e Renata Abreu (Podemos) Foto: Michel Jesus (Câmara dos Deputados) | Reprodução (Redes sociais)
O presidente do União Brasil e pré-candidato à presidência pelo partido, Luciano Bivar, deu indicações na quarta-feira (27) de que pode lançar uma chapa própria para a chefia do executivo. Isso significaria abandonar as negociações em torno de um nome único para a terceira via com o PSDB, Cidadania e MDB, grupo que prometeu anunciar um candidato em 18 de maio.
LEIA TAMBÉM:
Em entrevistas concedidas na quarta (27), Bivar disse que as negociações com o PSDB, MDB e Cidadania estão lentas. Ele chegou a dizer que o União Brasil não pode ficar mais a “reboque de querelas” – que significa desentendimentos e desavenças – ou de grupos que “não queiram chegar a lugar nenhum”.
Ele ainda afirmou que o União tem a responsabilidade de oferecer uma alternativa. Essa nova via pode trazer Sergio Moro na cabeça da chapa e Luciano Bivar como vice. Segundo a Folha de S.Paulo, uma ala do partido defende a escolha do ex-juiz, mas Bivar fala em outros nomes relevantes à legenda, sem especificar quais.
A decisão do partido sobre alçar esse voo sozinho deve ser tomada na próxima quarta-feira, dia 4 de maio, para quando está marcada outra reunião entre os partidos.
Pelo tamanho de sua bancada – a segunda maior da Câmara, o União Brasil deve ter uma grande parcela do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o fundão eleitoral, para este ano. Por isso, é cobiçado pelas demais siglas.
Outro partido que avalia lançar uma candidatura própria é o Podemos. Desde a saída do ex-juiz Sérgio Moro, no final de março, a sigla não anunciou um pré-candidato, mas a presidente do partido, Renata Abreu, afirmou que existe essa tendência.
A executiva nacional do Podemos se reuniu na quarta-feira (27), em Brasília, para tratar disso, mas nenhum martelo foi batido. Segundo Abreu, além da possibilidade de lançar uma chapa única, também há o interesse em participar das negociações em torno de uma única terceira via.
Os nomes cotados pelo poder são o do general Carlos Alberto Santos Cruz e o do senador Álvaro Dias.
Na reunião da quarta-feira (27), Dias defendeu que o partido aguarde uma definição do grupo do Cidadania, PSDB, MDB e União Brasil. Já Santos Cruz se coloca integralmente à disposição do partido desde que se filiou, em novembro.
Confira mais notícias desta quinta-feira (28) no Café do MyNews:
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR