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'PAÍS DO FUTURO'

Brasil: não tem como dar certo

Enquanto educação pública e de qualidade não forem prioridades do país, o Brasil segue sendo "o mais antigo país do futuro".

por Conrado Micke Moreno em 17/03/22 16:16

Ilustração: Conrado Micke Moreno (Membro MyNews)

Como diz o jornalista Josias de Souza: “o Brasil é o mais antigo país do futuro.” E eu completo a frase dizendo que vai continuar sendo por muito tempo ainda. Seremos campeões de futuro país do futuro. Talvez entremos para o Guiness nessa categoria.

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Por quê? Se nos dispusermos a olhar para o espelho de nossa brasilidade, perceberemos que não nos reconhecemos como cidadãos de um país pobre e desigual e que a classe média brasileira se acha mais próxima dos ricos do que dos pobres, apesar do abismo que os separa dos afortunados.

Essa distorção de reconhecimento, ou de não identificação com a pobreza faz com que nos calemos e nos conformemos com alguns absurdos graves nos campos de saúde, segurança e educação. A nossa constituição de 1988 assegura como direito do cidadão e dever do Estado todos esses itens, mas ao invés de utilizar esses serviços e desse modo ajudar a aprimorá-los, a classe média brasileira acha melhor pagar a terceiros, como escolas particulares, planos de saúde e segurança privada. Sem perceber que tudo está interligado e a base de tudo é a educação universalizada, onde o rico estuda na mesma escola que o pobre.

Aí vai uma dose grande de racismo, porque ouvimos o tempo todo pessoas elogiarem os sistemas gratuitos de educação de países como Finlândia, Noruega, Dinamarca, onde todos os loirinhos de olhos azuis, ricos e pobres, estudam na mesma escola. Mas, quando chega na hora de colocar os filhos branquinhos junto com a criançada preta e parda brasileira, as mesmas pessoas recuam e decidem suar outra camisa para pagar uma escola particular.

Um país para dar certo e ser realmente desenvolvido precisa ter crianças frequentando as escolas. Mas precisamos entender que todas as crianças devem frequentar as mesmas escolas, as públicas. Devemos entender ainda que as escolas públicas devem ser de qualidade, que devem ser iguais para todas as crianças, independentemente de sua cor, religião ou classe social, que devem acolher todas as crianças da mesma forma, inclusive alimentando essas crianças, para que a igualdade seja em todos os sentidos, principalmente na ausência da fome.

As escolas devem deixar de ter a arcaica lição de casa e fazer com que a crianças façam a lição na escola, com monitoramento de professores auxiliares. O aumento no tempo de permanência na escola tira crianças da rua. A escola deve deixar de reprovar alunos e estar atenta a possíveis aptidões que não serão necessariamente química, física ou matemática, mas pode ser artes plásticas, música ou esporte.

Sala de aula vazia. Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil)

Fico pensando em quantos talentos nós já desperdiçamos e quantos ainda jogaremos no lixo da incapacidade por não termos tido a sensibilidade de perceber que aquela criança talentosa em História não gostava e não compreendia uma equação de segundo grau. Ou que decorava a tabela periódica para nos 30 segundos após a prova esquecê-la para o resto da vida.

Somos um país cada vez mais pobre que não pode se dar ao luxo de desperdiçar talentos. É muito bonito o discurso da meritocracia, mas no Brasil isso não funciona. É desleal. É como você apostar uma corrida de mil metros onde o pobre e geralmente preto, larga 800 metros atrás. Tenho amigos que moram em São Paulo e que pagam cinco mil reais para cada filho em escolas particulares, pensando que isso será alguma garantia de futuro próspero para seus filhos. Deixe-me contar uma coisa: não vai! Essas crianças crescerão em uma bolha sem saber que existe um mundo pobre mas rico de experiências e de vida fora da bolha.

Um país que propaga a democracia e a liberdade deve dar a chance à criança pobre de sonhar, de desejar uma vida melhor e entender que essa vida virá através da educação, do seu esforço e do convívio com crianças de outras camadas sociais. Isso as fará desejar outra vida para elas. Estamos nos tornando um país onde as pessoas estão desaprendendo a sonhar e isso é grave. O conformismo é grave. Enxergar como possibilidade de ascensão social e econômica apenas o crime, é grave.

Em todas as discussões sobre os problemas do Brasil noto que a raiz de todos os nossos males está na falta de educação do nosso povo e não vejo um candidato sequer falando nisso. O tema que deve ser pensado e discutido é “Como trazer a sociedade toda para a escola pública?” Não apenas dar escola aos mais pobres, mas pensar na integração entre todas as crianças da sociedade. Existe em São Paulo uma escola situada em um bairro nobre e que fica ao lado de uma enorme favela que criou uma ala para as crianças da comunidade. Só que não existe interação entre as crianças.

Posso estar enganado, mas na minha forma de ver isso não está certo. Só falta colocar um carimbo de pobre na criança do lado de lá da cerca. Por que não exigimos o que é nosso direito? Por que nos vemos como ricos se não somos?

Precisamos de uma sessão de terapia coletiva para entender essa nossa passividade, esse jeito egoísta de olhar o que é um bem comum. Se essa pandemia serviu para alguma coisa, foi para mostrar que o estado é o unificador de um povo e que suas ações podem mudar uma sociedade para o bem ou para o mal. Nos momentos de vacinação contra a Covid-19, pobres e ricos frequentaram a mesma fila e essa mistura não matou ninguém.

*As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews.


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