Você Colunista

RÚSSIA E UCRÂNIA

Dependências nefastas

Dentro da crise instalada entre a Rússia e a Ucrânia, uma questão que chama atenção é o embate sobre o ainda uso de energias não renováveis.

por Conrado Micke Moreno em 24/02/22 07:56

Mapa do leste europeu. Foto: MabelAmber (Pixabay)

Quando pensamos na evolução tecnológica ocorrida no mundo a partir da revolução industrial em meados do século XVIII até os dias de hoje, percebemos o quanto houve de avanço em várias áreas. Não precisamos nem ir tão longe, se voltarmos à década de 80, quando não existiam celulares e a máquina de escrever elétrica com tecla que apagava os erros cometidos na datilografia era algo inovador, notamos que em quarenta anos demos um salto tecnológico imenso.

Mas, quando colocamos a lâmpada inventada por Thomas Edson em 1879, o rádio e a máquina de escrever elétrica ao lado de objetos de última geração dos dias atuais, como celulares, notebooks e carros elétricos, percebemos que todos têm um ponto em comum. Todos precisam em algum momento estar plugados à uma tomada elétrica para o funcionamento ou o abastecimento de suas baterias.

LEIA TAMBÉM:

Pensando nesse ponto em comum entre os atuais produtos e os antigos, noto que nesse quesito não evoluímos muito. Claro que foram descobertas inúmeras fontes de energia para abastecer uma demanda crescente em progressão geométrica, mas a maioria dessas fontes geradoras de eletricidade vieram de combustíveis fósseis e não renováveis. O consumo indiscriminado por décadas à fio dessas fontes, foi o principal responsável pelos altos índices de poluição do ar e desmatamentos ocorridos em nosso planeta.

Diante dessa nossa dependência pelas tomadas, é que venho pensando na crise que está acontecendo entre Rússia e Ucrânia. Crise essa em que o poderoso império americano resolveu meter o bedelho apoiando a pequena Ucrânia e que logo foi confrontado pela nova potência mundial, a China, que disse estar com os russos para o que der e vier.

Não que a briga seja exatamente pelo petróleo e pelo gás, mas a dependência em que a Europa se encontra em relação ao fornecimento de gás dos russos, principalmente a Alemanha e o Reino Unido, faz com que esse tabuleiro de xadrez fique mais complicado justamente pelo poder que essa dependência confere ao país do strogonoff. E convenhamos que depender em qualquer coisa dos russos, especialmente do ex-agente da KGB e presidente da Rússia, Vladimir Putin, é pior do que dever para a sogra.

image

Presidente da Rússia Vladimir Putin. Foto: Dimitro Sevastopol (Pixabay)

Como disse acima, há pelo menos 150 anos dependemos das tomadas e para abastecer as tomadas a humanidade depende em grande parte dos combustíveis fósseis, que em algum momento vão acabar. A previsão é que o gás da Rússia abasteça a Europa e a Ásia por mais 50 anos e depois acabou. Pensando nisso, por que iniciativas como a energia eólica ou a energia solar não são fortemente estimuladas no mundo? Não apenas pelos governos, mas pelos gênios que desenvolvem aparelhos de celular cada vez menores mais potentes e carros elétricos, para fugir da dependência do petróleo e vendidos como se fossem usuários de uma “energia limpa”. A não ser que você tenha geração de energia vinda de uma fonte renovável, essa energia será limpa, caso contrário não adianta o carro ser elétrico, concorda? Ele vai apenas emitir menos poluentes na atmosfera.

Enfim, a humanidade precisa criar meios de não depender da energia fóssil e não renovável. Conseguindo essa liberdade, a Europa, por exemplo, conseguirá se livrar da Rússia.

O Brasil tem potencial para ter várias matrizes energéticas sustentáveis. Um dos países com a maior insolação do planeta e, devido à nossa extensão territorial, temos a possibilidade de energia eólica em vários pontos do litoral do nordeste, basta lembrarmos de construir as linhas de transmissão, além de recursos hídricos para construção de usinas hidrelétricas. Nós não precisamos das termoelétricas, nem das nucleares e felizmente podemos viver sem a dependência do pessoal da perestroika e da vodka. Precisamos apenas deixar de acreditar em qualquer um e exigir planejamento e honestidade dos nossos governantes.

*As opiniões das colunas são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a visão do Canal MyNews.


Você Colunista

O Você Colunista é um espaço no qual os membros do MyNews podem publicar seus textos no site oficial do canal. Aqui trabalhamos juntos! Se ainda não é membro, conheça os benefícios e venha para o time!

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR