Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Internacional

Família Schurmann se prepara para mais uma aventura: a expedição Voz dos Oceanos

Expedição quer mostrar e registrar situação dos oceanos e também prevê ações de conscientização, empreendedorismo e educação

por Luciana Tortorello em 20/05/21 18:37

A Família Schurmann, conhecida por viajar o mundo em um veleiro, está com planos para uma nova expedição, a “Voz dos Oceanos”. Vilfredo Schurmann contou ao MyNews, contou um pouco das curiosidades de viajar o mundo em um barco e da nova expedição, que está prevista de começar no dia 15 de agosto e deve durar dois anos.

O velejador e empresário conta que está reformando o veleiro Kat desde o início desse ano. O objetivo é instalar inovações para garantir uma geração de energia que use 75% de energia limpa e internet banda larga.

Vilfredo conta um pouco de como tudo começou. A primeira vez que Vilfredo e Heloisa entraram em um veleiro foi no Caribe. No último dia de viagem, ele chegou para a esposa e disse que eles iriam voltar para lá, mas com o próprio barco.

“Foram 10 anos de aprendizado, na época não tinha GPS, não tinha nada, era navegação pela pelos astros, o sextante. Pensamos, agora vamos sair para dois, no máximo três anos e aí mudou nossa vida. Os meninos saíram com 7, 10 e 15 anos. Pierre (filho mais velho) quando passamos pelos Estados Unidos, ficou e fez administração de empresa. David (filho do meio) ficou na Nova Zelândia, fez cinema e televisão e o mais novo, o Wilhelm, ficou mais tempo no barco do que em terra, ele saiu com 7 e voltou com 17. Quando chegou, disse que queria se dedicar ao esporte e foi cinco vezes campeão mundial de windesurf, a gente tem muito orgulho e hoje é o skipper [condutor] do barco”, narra o velejador.

E como conviver tanto tempo em um espaço como de um veleiro? O empresário diz que o segredo está em se comunicar. Nas viagens, eles costumam ler muitos livros, jogar xadrez, damas e se exercitar, mas reforça que o mais importante é conversar, se comunicar. Mas e se alguém ficava doente ou se machucava?

Foto da família Schurmann. Foto: Divulgação.
Foto da família Schurmann. Foto: Divulgação.

“O irmão dela (Heloisa) era o médico lá em Teresópolis, ela ficou um mês com ele, aprendendo primeiros socorros, aprendendo engessar. E eu passei com meu dentista alguns finais de semana, para saber o que que acontecia se tivesse algum abscesso alguma coisa. E aconteceu, Heloisa estava comendo ameixa, mordeu o caroço e quebrou quebrou o dente. Fiz tudo que tinha que fazer, que o dentista tinha me falado. Quando chegamos numa clínica, o dentista me disse olha que bom o que você fez, foi excelente”, relata o patriarca do Schurmann.

Vilfredo explica que a expedição Voz dos Oceanos, surgiu na última aventura que eles fizeram, a Expedição Oriente. Nessa viagem, o veleiro da família foi o primeiro barco brasileiro a chegar na China. Depois, ele passaram por uma pequena ilha chamada West Fayu, ilha deserta mas já infestada materiais de plásticos.

“Nós fomos recolhendo, colocamos um inflável cheio de plástico. Como no barco nós temos uma compactadora, levamos todo plástico para a Ilha de Guam e nós reciclamos. Fiz um vídeo no Facebook e em duas semanas ele tinha 2 milhões de visualizações e 150 mil compartilhamentos. Percebi que as as pessoas estão realmente preocupadas com meio ambiente”, comenta o velejador.

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR