Na comparação entre o valor médio dos salários, o custo do aluguel e o custo de vida, Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo.
por Gabriela Lisbôa em 04/06/22 16:09
Lisboa está entre as cidades mais caras do mundo para viver. O levantamento foi feito pela consultoria britânica CIA Landlords, que analisou o rendimento médio da população em 56 cidades de todo o mundo. O valor foi comparado com o custo de vida e o preço médio de aluguel de um apartamento de três quartos em área central.
O resultado é um ranking das cidades onde o trabalhador precisa se desdobrar para pagar as contas. Quem encabeça essa lista é Roma, que ganhou o título de cidade menos viável financeiramente. Na capital italiana, quem recebe o rendimento médio de 1.423 euros, chega no fim do mês, depois de pagar o aluguel e outros custos fixos, fica com uma dívida de 1.393 euros.
Segundo a CIA Landlords, o alto custo de vida em Roma pode ser atribuído ao aumento da demanda. Entre 1960 e 2020, a cidade recebeu mais de 12 milhões de novos moradores. O grande número de pessoas à procura de um emprego pode desestimular os empregadores a aumentar os salários.
A segunda cidade mais cara do mundo, de acordo com o levantamento, é Londres. Por lá, a renda média é maior, 3.723 euros. Porém, o custo de vida também é mais alto. O valor médio do aluguel chega perto de 4.000 Euros e, no fim do mês, depois de todas as despesas pagas, o trabalhador fica com uma dívida de 1.247 euros.
Chegamos, assim, a Lisboa, a terceira cidade neste ranking. Entre os portugueses, o salário médio é de 1.022 euros, enquanto o custo médio do aluguel chega a 1.600 euros. A CIA Landlords considerou que outras despesas fixas como energia elétrica, alimentação e telefone podem somar 428 euros. Sendo assim, no fim do mês, a dívida é de 1.006 Euros.
Portugal tem Salário Mínimo abaixo de 1.000 euros
Apesar de ser um dos destinos preferidos dos brasileiros que pretendem morar na Europa, o salário mínimo em Portugal é de 705 euros, o nono mais baixo da União Europeia. O paí está atrás da Espanha (1.050 euros) e da Eslovênia (940 euros).
O salário mínimo mais alto da EU é o de Luxemburgo, 2.141 euros.
Segundo o Eurostat, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia, há 13 Estados-membros com salários mínimos inferiores a mil euros: Bulgária, Letónia, Roménia, Hungria, Croácia, Eslováquia, República Checa, Estónia, Polónia, Lituânia, Grécia, Malta e Portugal.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR