Índices da FGV-Ibre mostram piora na expectativa de 4 setores e recuo na confiança do consumidor em janeiro
por Juliana Causin em 03/02/21 15:06
Resultados de indicadores do primeiro mês de 2021 mostram que o ano começou com queda na confiança do consumidor e em quatro setores da economia que são monitorados pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da FGV.
O documento com a síntese das sondagens mostra que as expectativas pioraram pelo quarto mês consecutivo. Segundo a FGV, “a novidade foi a queda mais expressiva dos indicadores que medem a percepção com a situação atual pelas empresas, um sinal de desaceleração do nível de atividade”.
Em janeiro, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) caiu 2,2 pontos em relação a dezembro, para 93 pontos. As expectativas do consumidor também recuaram. A queda foi de 2,7 pontos no mês, começando o ano em 75,8 pontos – menor nível desde junho do ano passado.
Na Indústria, depois de oito altas consecutivas, o índice que mede a temperatura do setor recuou em janeiro para 111,3 pontos. O setor é o único que não está abaixo dos 100 pontos, o patamar que é considerado “neutro” — abaixo disso, a percepção é de baixa confiança.
O setor de Serviços, o mais atingido pela pandemia, continua apresentando os piores resultados em relação à confiança do empresariado. O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da FGV recuou 0,7 ponto em janeiro para 85,5 pontos.
Em entrevista ao Dinheiro Na Conta, o CEO da Grant Thornton Brasil, Daniel Maranhão, lembra que a confiança dos empresários é importante para dar o tom sobre o crescimento da economia. Segundo ele, manter a confiança elevada dos empresários é manter “uma perspectiva de crescimento.
“O otimismo vai trazer a confiança para os empresários e a confiança se traduz em expectativa para aumentar as vendas, aumentar a contratação de pessoas. E tudo isso acaba gerando novos investimentos na roda da economia do país”, avalia Maranhão.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR