Com as atuais regras do jogo político o Brasil está diante da bizarra situação de um presidente em busca de um partido
por Cândido Mendes Prunes em 16/11/21 17:11
Os defeitos do sistema eleitoral brasileiro são conhecidos há décadas, assim como os esforços que os políticos fazem para manter tudo como está. Nem o processo de redemocratização do país, nem a Constituinte de 1988, conseguiram mudar as regras eleitorais.
A peregrinação do atual presidente de República em busca de um partido político é apenas mais um ato teatral. Terminará, como na estreia da peça de Pirandello “Seis Personagens em Busca de um Autor”, ocorrida há exatos cem anos em Roma, com o distinto público gritando: Loucura! Incompreensível!
De fato o cenário político atual está mais para o teatro do absurdo do que para a seriedade exigida na ação política. Esse descasamento não é obra do acaso. Relaciona-se principalmente com a forma de escolha dos deputados e vereadores. Não há registro de presidencialismo que tenha funcionado com um congresso fragmentado entre dezenas de partidos, eleito por um sistema proporcional e ainda financiado com dinheiro público. Para piorar as coisas, o “modelo” é replicado nas assembleias legislativas estaduais e nas câmaras municipais garantindo o manicômio geral.
A primeira reforma que deveria preocupar os congressistas brasileiros seria a reforma política. Mas dessa eles fogem assustados, como vampiros diante de um crucifixo. Entram e saem eleições e o sistema eleitoral continua o mesmo. Ninguém quer saber da racionalidade do voto distrital; ninguém quer saber de efetivas cláusulas de barreira; e ninguém quer saber de abolir o financiamento público a partidos políticos.
Com as atuais regras do jogo político o Brasil está diante da bizarra situação de um presidente em busca de um partido. E, como na peça de Pirandello, assiste às confusões envolvendo uma família inteira. A única diferença é que no Brasil não há um diretor para ensaiar a tal peça…
Cândido Mendes Prunes é advogado, pós-graduado em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo e no programa executivo de Darden – Universidade de Viriginia, é autor de “Hayek no Brasil”
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR