Menos afetado pela pandemia, o agronegócio tem acesso a crédito com condições especiais
por Redação em 21/04/21 11:23
Política pública desde a década de 1960, quando foi criado o Sistema Nacional de Crédito Rural, os produtores rurais conseguem acessar crédito com taxas de juros menores e condições de pagamento diferenciadas. Os recursos ajudaram o agronegócio a registrar uma expansão recorde de 24,31% em 2020, na comparação com o ano anterior.
“É uma das ferramentas que o produtor rural tem à sua disposição para tocar sua lavoura, seu empreendimento, sua produção, sua criação. Com crédito subsidiado pelo governo, com taxas mais atrativas e com planos de pagamento diferenciados das linhas normais de crédito pessoal, de empréstimos pessoais que as instituições financeiras oferecem para seus clientes tradicionais”, afirma Raphael Santana, gerente de Agronegócio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
Santana afirma que o Sicoob ofereceu mais de R$ 13 bilhões em crédito ao setor rural no último ano-safra e que estes recursos funcionam como uma espécie de “proteção” para os produtores rurais. Com os prazos mais alongados, Santana diz que o financiamento também possibilita que o setor possa acompanhar as ultimas novidades tecnológicas do segmento.
“O cooperativismo de crédito, se nós pegarmos todo o cooperativismo de crédito nacional, ele já é a segunda maior instituição financeira disparado em atendimento aos produtores rurais”, diz o gerente do Sicoob.
De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o agronegócio teve uma participação de 26,6% no PIB brasileiro de 2020. Em 2020, esta cifra ficou em 20,5%.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR