Apesar da aprovação do Congresso, texto ainda não foi sancionado por Bolsonaro. O ministro defende a rejeição parcial ou completa do conteúdo
por Vitor Hugo Gonçalves em 08/04/21 15:27
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (8) que não há atritos diretos com o Congresso, mas sim “muito barulho” em torno das discussões sobre o Orçamento. O pronunciamento ocorreu durante o encontro ‘2021 Brazil Summit’, evento de inovação e tecnologia organizado pelas empresas HSBC, Itaú, Grupo Safra e Mattos Filho.
“Tem muito barulho hoje sobre crise política no Brasil e problemas do Orçamento, mas eu espero que seja só barulho. O sinal é de que a coalisão política vai, pela primeira vez, aprovar o Orçamento junto. É normal que tenha erros aqui, excessos ali, mas achamos que tudo vai terminar bem”, afirmou Guedes.
O representante econômico do Brasil disse ainda que o grupo “centro-direita” foi o vencedor das eleições presidenciais em 2018 e das municipais em 2020, além de assegurar que os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fazem parte dessa aliança, e são responsáveis por suavizar os atritos nos debates acerca do Orçamento de 2021.
Na tarde desta quarta-feira (7), Arthur Lira havia dito que não há problemas técnicos com o Orçamento aprovado pelo Congresso. Entretanto, a equipe do ministro orienta o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a não sancionar a medida – a aprovação do texto ocorreu no dia 25 de março, mas até o momento não houve sanção.
Em um jantar com empresários, na noite de quarta, Bolsonaro disse que respeitará o teto de gastos, juntamente da responsabilidade fiscal, quando for outorgar o Orçamento. Ao lado do ministro, o presidente declarou: “Não vou colocar o meu na reta”.
A atual disposição do texto orçamentário subestima o volume de despesas obrigatórias, como a aposentadoria, fator que inviabiliza o cumprimento do teto, previsto na legislação. Guedes defende a rejeição parcial ou até mesmo integral do conteúdo.
Comentários ( 0 )
ComentarEntre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR