Alesp suspende Fernando Cury após importunação sexual Caso Isa Penna
  • du
  • 2 de abril de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

Alesp suspende Fernando Cury após importunação sexual


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a perda de mandato temporária do deputado Fernando Cury (Cidadania). A suspensão vale por 180 dias e foi aprovada no processo por importunação sexual contra a deputada Isa Penna (PSOL).

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP)
A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP), durante discurso na Alesp. Foto: Carol Jacob (Alesp)

A decisão é inédita na Alesp e Cury é o primeiro deputado estadual a ser suspenso do cargo. A medida foi tomada após um consenso dos líderes dos partidos e a votação foi unânime, com 86 votos a favor da punição contra Cury.

Em dezembro do ano passado, Cury abraçou Isa Penna e passou a mão no seio dela sem consentimento durante uma sessão da Alesp.

Momento em que Fernando Cury assedia Isa Penna no plenário da Alesp
Momento em que Fernando Cury assedia Isa Penna no plenário da Alesp.
(Foto: Reprodução)

A punição do plenário da Alesp é mais dura que a sugerida pelo Conselho de Ética da Casa, que previa 119 dias de afastamento. Pelas regras da Alesp, o afastamento com menos de 120 dias manteria os trabalhos do gabinete, além da manutenção das verbas do deputado.

Com a punição de seis meses, o mandato é paralisado, o gabinete de Cury é desfeito e o suplente é convocado. No período, quem assume é o ex-deputado Padre Afonso (PV).

A deputada Isa Penna comemorou a punição:

Fernando Cury não participou da sessão e, por nota, disse que recebe a decisão com serenidade e de forma respeitosa.

Relacionados