FBI libera primeiro documento sobre 11 de setembro WORLD TRADE CENTER
  • du
  • 13 de setembro de 2021
  • 0 comentários
  • Cultura

FBI libera primeiro documento sobre 11 de setembro


Vinte anos depois do ataque de 11 de setembro, o FBI divulgou o primeiro lote de documentos relacionados à investigação do atentado terrorista ao World Trade Center. No sábado (11), cerimônias lembraram os 20 anos do ataque e homenagearam as vítimas.

A investigação focou em um cidadão saudita suspeito de oferecer apoio logístico a dois sequestradores dos aviões, mas não apontou ligação com o governo e autoridades da Arábia Saudita.

Presidente Joe Biden e ex-presidente Barack Obama em homenagem às vítimas do 11 de setembro. Foto: Darren McGee – Gabinete do Governador.

Dos 19 terroristas que cometeram o ataque, 15 eram sauditas, além do líder da Al-Qaeda Osama bin Laden.

De acordo com a investigação, não existe qualquer evidência de que o governo saudita estava ligado ou tinha conhecimento do ataque. Há anos existe a especulação sobre a relação de autoridades da Arábia Saudita com os cidadãos sauditas envolvidos no atentado.

Esse é o primeiro documento publicado e a expectativa é de que outros sejam liberados pelo FBI. Esse já era um pedido dos parentes das vítimas e da própria embaixada saudita em Washington.

A liberação dos documentos foi determinada por uma ordem executiva assinada pelo presidente Joe Biden na semana passada. Os presidentes anteriores – George Bush, Barack Obama e Donald Trump – negaram a divulgação alegando ameaça à segurança nacional.

Assista ao Jornal do MyNews, no Canal MyNews, de segunda a sexta, com apresentação de Myrian Clark e Hermínio Bernardo

Relacionados