O governo brasileiro anunciou a autorização de visto humanitário aos afegãos que querem deixar o Afeganistão após o grupo extremista Talibã tomar o poder.
Os ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública assinaram uma portaria que regulamenta a concessão do visto.
O Itamaraty informou que as embaixadas brasileiras em Islamabad, Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi estarão habilitadas a processar os pedidos de visto para acolhida humanitária. O Brasil não possui embaixada ou consulado no Afeganistão. A embaixada em Islamabad, no Paquistão, é a responsável por assuntos relacionados ao Afeganistão.
O Ministério das Relações Exteriores também informou que receberão atenção especial as solicitações de mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e que acompanha a situação de um grupo de magistradas afegãs.
Ao menos 350 afegãos entraram em contato com a representação diplomática brasileira e demostraram interesse em deixar o Afeganistão e seguir para o Brasil. Ao menos 80 pessoas de alguma forma contataram a embaixada diretamente, além do grupo 270 magistradas.