Cultura

Clube do Livro

“O Som do Rugido da Onça”, de Micheliny Verunschk, é obra do Clube do Livro do MyNews

Membros do canal têm 30% de desconto na compra do livro no site da Cia das Letras. A autora foi finalista do principal prêmio literário de língua portuguesa

por Liliane Machado em 07/07/21 15:19

O Clube do Livro do MyNews entra no ciclo de julho com uma nova obra e com a confirmação de um novo encontro entre leitores (27/7), além da Live com a autora (30/7). A obra selecionada para o julho é “O som do rugido da Onça”, quinto romance da escritora e historiadora pernambucana  Micheliny Verunschk. 

'O som do rugido da Onça', livro escrito pela autora Micheliny Verunschk.
‘O som do rugido da Onça’, livro escrito pela autora Micheliny Verunschk. Foto: Reprodução (Cia das Letras).

A obra joga luz sobre a história de duas crianças indígenas raptadas no Brasil do século XIX. A autora constrói uma poderosa narrativa que deixa de lado a historiografia hegemônica para dar protagonismo às crianças – no livro batizadas de Iñe-e e Juri – arrancadas de sua terra natal. O livro retrata o drama vivido pelos povos originários, que se estende de forma estarrecedora aos nossos dias. 

Para garantir as participações no encontro entre leitores, a live com a escritora e o desconto de 30% na compra do livro, é preciso ser membro do MyNews. Se já é membro, clique aqui para acessar seu código de desconto e conferir a programação dos eventos de julho.

Mais sobre “O som do rugido da Onça” de Micheliny Verunschk

Em 1817, Spix e Martius, naturalistas alemães, desembarcaram no Brasil com a missão de registrar suas impressões sobre o país. Três anos e 10 mil quilômetros depois, os exploradores voltaram a Munique trazendo consigo não apenas um extenso relato da viagem, mas também um menino e uma menina indígenas, que morreriam pouco tempo depois de chegar em solo europeu. As anotações do zoólogo Johann Baptist von Spix e o botânico Carl Friedrich von Martius deram origem ao célebre relato “Viagem pelo Brasi”. Na versão dos exploradores, as crianças estavam sob o jugo dos “bárbaros”. No entanto, as evidências nos mostram o contrário. 

Entrelaçando a trama do século XIX ao Brasil contemporâneo, o leitor é apresentado também a Josefa, jovem que reconhece as lacunas de seu passado ao ver a imagem de Iñe-e em uma exposição. Josefa é paraense, com um passado familiar infeliz, migra para São Paulo e busca reconstruir sua vida rasurando as próprias raízes. Mas isso muda quando ela tem notícia, por meio de uma visita casual à mostra da Coleção Brasiliana do Itaú Cultural, dos retratos e do destino trágico das crianças indígenas, em especial as duas crianças que chegaram vivas a Munique.  Josefa se identifica com a menina Iñe-e, de 12 anos, e começa um processo de tomada de consciência de sua própria condição. 

O professor de teoria literária da Unicamp, Alcir Pécora, em artigo para a Folha de S. Paulo, diz que a prosa de Micheliny é poética, entremeada pela estranheza, o colorido e a sonoridade de palavras indígenas. “Em termos literários, o principal recurso aplicado por Verunschk é o do “fluxo de consciência”, que simula o que iria pela cabeça dos indígenas exibidos como curiosidades a gentes desconhecidas. A forma como ela o faz não é primária, nem tributária de uma representação literal. Basicamente, opta por uma prosa poética, entremeada pela estranheza, colorido e sonoridade de palavras indígenas, que, por vezes, surgem como onomatopéias dos animais e ruídos da floresta”, diz Pécora.

O livro é ancorado numa rica pesquisa documental. Uma obra sem paralelos na literatura brasileira que trata de memória, colonialismo e pertencimento. 

Opinião de quem já leu

“Um romance que expande as fronteiras da arte literária ao trazer memória, argumentos antropológicos e o melhor que a ficção pode nos oferecer.” – Itamar Vieira Junior, autor de Torto arado. 

“Palavras mágicas com poder de criar mundos. Muito bom de ler.” – Ailton Krenak, líder inídgena, ambientalista, poeta e escritor. 

Sobre a autora

MICHELINY VERUNSCHK nasceu em 1972, em Pernambuco. Escritora e historiadora, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida (Patuá, 2014), foi duas vezes finalista do Prêmio Rio de Literatura, além de finalista do antigo Prêmio Portugal Telecom, hoje Prêmio Oceanos.

Micheliny Verunschk, autora do livro 'O som do rugido da Onça', obra do mês no Cube do Livro.
Micheliny Verunschk, autora do livro ‘O som do rugido da Onça’, obra do mês no Cube do Livro. Foto: Reprodução (Arquivo Pessoal).

Curiosidade: Você conhece o prêmio Oceanos?

O Oceanos é um prêmio que contempla toda a literatura em língua portuguesa. Concorrem a ele obras publicadas em todos os países lusófonos –  Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde dentre outros-  e mesmo em países  não lusófonos, abarcando obras publicadas em português em outros países como Espanha, EUA e Alemanha.  Diferentemente de outro prêmio internacional, o Prêmio Camões, -que é uma espécie de Nobel da língua portuguesa e que avalia o conjunto da obra-,  o prêmio Oceanos sempre avalia as obras publicadas na primeira edição no ano anterior.

Para o ano de 2021, por exemplo, só são aceitas inscrições de livros de 2020.

Seja membro

Para se tornar membro do canal MyNews, acesse este link e clique no botão ‘Seja membro’:

Botão de membros no YouTube.
Botão de membros no YouTube. Foto: Reprodução MyNews.

Depois, preencha seus dados bancários. A cobrança é feita pelo próprio Youtube:

Cobrança automática do YouTube.
Cobrança automática do YouTube. Foto: Reprodução MyNews.

Ao se tornar membro do canal, você encontra os conteúdos exclusivos para membros na comunidade do MyNews no Youtube ou na playlist dos membros.

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR