Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

caos

Sete pessoas morrem esmagadas contra os portões no aeroporto de Cabul

Secretário britânico defende ampliação do prazo de permanência dos EUA no país

por Liliane Machado em 22/08/21 17:54

O aeroporto de Cabul tem sido o epicentro de fugas e desespero para o povo afegão desde que o grupo extremista Talibã tomou o poder. Imagem: reprodução redes sociais

O sábado (21/8), foi mais um dia de caos no aeroporto de Cabul no Afeganistão. De acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, sete pessoas morreram depois que uma multidão tentou embarcar em voos para deixar o país.

De acordo com a Agência Internacional Reuters, as sete pessoas foram esmagadas contra os portões. A informação ainda diz que um oficial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) relatou ao menos 20 mortes nos últimos sete dias dentro ou nos arredores do aeroporto.

A Agência de Refugiados da ONU fez um apelo para que países que fazem divisa  com o Afeganistão mantenham as fronteiras abertas. 

Um  comunicado do Ministério da Defesa Britânico, divulgado neste domingo (22/8) informa que “as condições no terreno continuam extremamente desafiadoras”, e diz que as lideranças estão fazendo “todo o possível para gerir a situação da forma mais segura possível”. “Nossos sinceros pensamentos estão com as famílias dos sete afegãos que morreram nas multidões de Cabul”, diz a nota. 

Aeroporto de Cabul

O aeroporto de Cabul tem sido o epicentro de fugas e desespero para o povo afegão desde que o grupo extremista Talibã tomou o poder, no dia 15 de agosto, há uma semana.

A Embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão publicou um boletim em seu site orientando para que os cidadãos norte-americanos no Afeganistão evitem se deslocar ao aeroporto de Cabul, devido a “potenciais ameaças à segurança”. Um funcionário da Casa Branca, citado pela agência France-Presse (AFP), informou que o Presidente norte-americano, Joe Biden, discutiu o tema com funcionários da administração.

“Aconselhamos os cidadãos americanos a não viajarem para o aeroporto e a evitarem os portões do aeroporto neste momento, a menos que recebam instruções individuais de um funcionário do governo dos EUA”, escreveu a embaixada.

O aviso veio depois que os fundadores do Talibã voltaram a Cabul para para estabelecer o novo governo afegão. 

O caos de quem espera pelo embarque 

Nesta semana vídeos em que pais entregam os filhos aos soldados norte-americanos sensibilizaram o mundo. Muitas famílias seguem nos arredores do aeroporto na expectativa de conseguir deixar o país. Quem conseguiu transpor o muro aguarda numa área descoberta do aeroporto há mais de cinco dias. O jornal português Sábado traz o relato de uma mulher que está com o marido e um bebê de quatro meses em condições precárias numa área  descampada no aeroporto. As crianças dormem em malas de viagem, o chão é de pedras, o calor é excessivo, não tem onde tomar banho, não tem eletricidade e falta comida e água.  Apenas quatro banheiros químicos atendem uma multidão, como mostra o stories do  perfil desta mulher no Instagram . “Os militares da marinha estão aqui fazendo o melhor que podem com o que tem, mas não é suficiente”, relata ela.  

Dirigente Talibã culpa EUA pelo caos no aeroporto

“Fracassaram em impor ordem no aeroporto,” disse Amir Khan Mutaqi, um líder do Talibã. De acordo com as agências internacionais, integrantes do Talibã, do lado de fora do aeroporto, tentaram organizar filas de acesso. Mas a situação ainda é muito perigosa.  

Biden articula com Espanha

O presidente Joe Biden entrou em acordo como primeiro ministro espanhol, Pedro Sánchez, para usa duas bases militares no sul da Espanha para receber afegãos que trabalharam para o governo dos EUA. “Eu tive uma conversa significativa com o presidente Joe Biden na qual falamos sobre interesses comuns, particularmente na situação do Afeganistão e a colaboração entre os nossos governos para evacuar cidadãos daquele país”, escreveu Sánchez em sua conta de Twitter. 

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados.

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR