Pesquisador alerta que taxas altas de mobilidade, lotação de UTIs e crescimento exponencial do número de mortos devem agravar pandemia em abril
por Juliana Causin em 02/04/21 15:26
Depois de março – o mês mais letal na pandemia no Brasil até aqui – abril chega com um cenário que pode ser ainda mais letal da covid-19 no país. Essa é a avaliação de Isaac Schrarstzhaupt, cientista de dados e Coordenador da Rede Análise Covid-19: “Parece redundante falar em crescimento crescendo mas essa é a característica do movimento exponencial da pandemia. E é isso que tem acontecido”.
Há duas semanas, no dia 19 de março, a Rede Análise Covid-19 alertou para o risco do país atingir as 4 mil mortes diárias em abril caso não fosse, adotadas medidas rígidas de restrição de mobilidade. Em entrevista ao Dinheiro Na Conta, Isaac explicou que a previsão atual é ainda mais pessimista do que a anterior. “A redução da mobilidade não chegou nem perto do que esteve em março de 2020”, disse.
Além das taxas de mobilidade altas, o pesquisador explica que uma conjunção de fatores agrava o ritmo da mortalidade da covid-19 no Brasil: a lotação das UTIs, com filas de espera por leitos, a aproximação do outono e inverno, estações que favorecem a disseminação de vírus respiratórios, e a falta de medidas de restrição.
“Nossas previsões tentam ser as mais conservadoras e otimistas possíveis, mas mesmo assim a gente enxerga que o cenário piorar”, avaliou Isaac.
O especialista explicou também que o nível de imunização da população, com a vacinação, ainda é baixo para refletir de forma significativa nos números de mortos pela pandemia. “Não me parece que a vacinação neste momento é de onde a gente vai ver a saída de curto prazo”, afirmou.
Comentários ( 0 )
ComentarMyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.
Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74
Entre no grupo e fique por dentro das noticias!
Grupo do WhatsApp
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.
ACEITAR