Ícone buscar Ícone abrir menu

jornalismo independente

Cultura

Em erupção

Vulcão Cumbre Vieja segue jorrando lava sem perspectiva de interrupção

Onda de lava chegou a 7 metros de altura. Mais pessoas precisaram deixar suas casas. Cinzas e gases tóxicos dificultam deslocamentos

por Liliane Machado em 16/10/21 12:25

Vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias e o rio de lava./ Foto: reprodução redes sociais

Especialistas do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) compararam a forte vazão do vulcão em La Palma com um “tsunami de lava”. O vulcão Cumbre Vieja fica em La Palma, que faz parte das Ilhas Canárias, arquipélago da Espanha. Uma nova boca de erupção se abriu no Cumbre Vieja no fim desta sexta-feira (15), o que aumentou ainda mais o fluxo expelido. 

Apesar da comparação com o “tsunami de lava” a vazão não tem relação com o risco de que a erupção forme um verdadeiro tsunami na costa brasileira, como cogitado quando o vulcão iniciou a erupção em setembro.

A lava do Cumbre Vieja avança pelas plantações de banana e pelos vilarejos próximos ao vulcão, em uma espécie de “onda” de aproximadamente 7 metros de altura. As imagens impressionam e assustam. Assista ao vídeo aqui

O fenômeno se assemelha a um rio de lava transbordando montanha abaixo. A erupção do Vulcão Cumbre Vieja começou em 19 de setembro e pode durar meses. Vários terremotos têm sido sentidos na região de La Palma e nas cidades vizinhas. As autoridades têm se esforçado para tirar as pessoas do local, mas enfrentam a dificuldade imposta pelas cinzas e gases tóxicos. As imagens são do Instituto Vulcanológico de Canarias (Twitter – @involcan)

La Laguna é atingida pela lava

De acordo com a rede social do instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan),  às 11h da manhã (horário local) deste sábado (16), o fluxo de lava que ultrapassou a montanha de La Laguna na sexta-feira continua a receber material de lava que flui a 1300 m/h.

Reprodução redes sociais Twitter – @involcan

Vulcão Cumbre Vieja e o  tsunami de lava 

Há 28 dias o vulcão Cumbre Vieja segue em intensa atividade. A lava percorre boa parte da ilha e deixa um rastro de destruição por onde passa até chegar às águas do mar. 

A lava já destruiu mais de 1,6 mil construções da ilha. Cerca de 7 mil pessoas precisaram abandonar suas casas, 300 delas apenas na quinta-feira, e ainda há animais esperando resgate. Nem mesmo o acesso de helicóptero é possível no local. Por causa do calor que emana da lava e das cinzas vulcânicas as aeronaves não podem sobrevoar a região. O calor pode danificar os rotores dos helicópteros. Segundo o Conselho de La Palma duas empresas locais estão alimentando com drones animais e cães que ficaram ilhados até que possam ser resgatados. 

Parque Natural Cumbre Vieja

A parte mais antiga da ilha de Palma, geologicamente falando, se estende até a encosta sul e por lá existem diferentes vulcões. O parque natural Cumbre Vieja é lindo e é um dos pontos da ilha mais visitados por turistas antes da erupção iniciar, onde existia a Rota dos Vulcões que era explorada a pé por milhares de turistas todos os anos.

Ilha de La Palma 

La Palma está localizada no extremo noroeste das Ilhas Canárias e pertence à província de Santa Cruz de Tenerife. Tem uma área de cerca de 708 quilômetros quadrados e uma população superior a 85 mil habitantes. Está dividida em 14 municípios, possui uma ampla diversidade paisagística e climática que a levaram a ser declarada como Reserva e Destino da Biosfera. 

Fonte: www.visitlapalma.es 

últimos vídeos

Inscreva-se no Canal MyNews

Vire membro do site MyNews

Comentários ( 0 )

Comentar

MyNews é um canal de jornalismo independente. Nossa missão é levar informação bem apurada, análise de qualidade e diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão.

Copyright © 2022 – Canal MyNews – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Ideia74

Entre no grupo e fique por dentro das noticias!

Grupo do WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

ACEITAR