Fed sinaliza retirada de estímulos monetários já em novembro

Fed sinaliza retirada de estímulos monetários já em novembro


Os membros do Federal Reserve (FED), o banco central norte-americano, divulgaram nesta quarta-feira (13) que o programa de redução de estímulos monetários, conhecido como tapering, pode iniciar em meados de novembro ou dezembro deste ano. Tudo vai depender da próxima reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), que será no próximo mês.

dólar americano
Retirada de estímulos monetários deve ter impacto na evolução dos juros e ter reflexos na economia brasileira/Imagem: Pixabay

O plano do Fed consiste em reduzir o programa de compras de ativos em US$ 15 bilhões ao mês. De acordo com o banco central norte-americano, se a recuperação econômica permanecer, essa redução de incentivos deve ser concluída já na metade do próximo ano.

Como fica o Brasil com a decisão do Fed

Com essa situação, é importante para o investidor brasileiro ficar de olho na evolução dos juros quando realmente começar a retirada desses estímulos. Tapering pode ser um indicativo de aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

Com juros externos mais altos, o dinheiro investido no Brasil vai para países com menos risco. Dessa maneira, ocorre depreciação do real e mais pressão inflacionária.

Acompanhe o Canal MyNews e fique atualizado sobre os principais acontecimentos de economia do Brasil e do mundo

Relacionados